1ª série do Ensino Médio

Marília, 20 de março de 2020

Queridos alunos, pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os conteúdos trabalhados até o momento, revisando-os e consolidando os conhecimentos.

Manter a rotina de estudos e atividades pedagógicas é essencial para que o processo de aprendizagem continue. Por isso, pedimos que sigam as recomendações dos professores, listadas abaixo, além de acessarem a plataforma Plurall, aproveitando as ferramentas de estudo disponibilizadas.

Gramática

  • RETOMAR no Livro Texto as diferentes maneiras de perceber o funcionamento do sistema linguístico. Então, retome os elementos linguísticos responsáveis pela Descrição, Narração e Dissertação. RETOME os exercícios sobre Descrição, Narração e Dissertação.

    • FAÇA uma lista das características que o Livro Texto seleciona para cada tipo textual.

  • RETOMAR - NO LIVRO TEXTO -   A IDEIA DE QUE   LER TEXTOS NO ENEM – EXIGE:

    • a distinção entre frase e texto

    • a relação entre texto e contexto

    • Para isso, retomar os primeiros exercícios (Tarefa Mínima/Complementar) buscando relacionar como o conteúdo da aula/ O EXERCÍCIO COM A EXPLICAÇAO DO LIVRO-TEXTO.

  • REVER NO CADERNO DE EXERCÍCIOS AS QUESTÕES ESCRITAS, TENDO POR BASE A SUGESTÃO DE RESPOSTA COLOCADA NO GABARITO.

  • RETOMAR A REVISTA CRISTO REI - A ÚLTIMA -  24 “OS GÊNEROS TEXTUAIS MAIS REQUISITADOS NOS VESTIBULARES”, DO PROF. ERNALDO E FAZER UMA SÍNTESE SOBRE O SIGNIFICADO DE GÊNERO TEXTUAL RELACIONANDO COMO O LIVRO TEXTO.

  • DIFERENCIAR OS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS RESPONSÁVEIS POR CADA FUNÇÃO DA LINGUAGEM - USANDO O PLURAL, BUSCANDO DÚVIDAS JÁ VERIFICADAS... E VÍDEO AULA NO PORTAL ANGLO.

  • BUSCAR OS ÚLTIMOS EXERCÍCIOS DO ENEM - DISPONÍVEIS NO SITE ANGLO: ANGLO RESOLVE.

 

Literatura

Exercícios e atividades propostas pelo sistema Anglo, no Plurall, referentes às aulas 1 a 8.

Leitura das obras propostas nos bimestres, indicadas pelos vestibulares das principais universidades: USP, Unesp, PUC, UEL, UEM etc.

Leitura de bons livros, de grandes autores nacionais e estrangeiros, que podem ser baixados no site domíniopublico.gov.br. Ex.: “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, “A metamorfose”, de Franz Kafka, “A mensageira das violetas”, de Florbela Espanca (poesia), as obras de Machado de Assis, Clarice Lispector, de Fernando Pessoa etc.

 

Redação

Baixe a prova do ENEM 2018 – Prova 1 e leia a coletânea de textos da Prova de Redação. A partir da leitura desses textos motivadores e, com base nos seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre esse tema “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Na conclusão, apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

INSTRUÇÃO PARA SUSTENTAR SEUS ARGUMENTOS

Para fazer esta redação você poderá:

  • Acessar o Plurall e assistir ao Aulão ENEM – Redação.

  • Fazer uma busca (internet e ou livros) a fim de pesquisar material que leve em consideração alguns dados históricos, lembrando que essa prática ‘manipulação’ é comum em países como China e Rússia.

  • Pesquisar noticiários e ler algo sobre Edward Snowden, ‘espião que deixou vazar informações de como o governo dos EUA controlava a política internacional por meio do monitoramento de dados na internet’ e fazer alusão sobre isso.

  • Ler o livro 1984, de George Orwell, cuja obra apresenta a vida dos seres humanos controlada por um poder autoritário por meio de teletelas.

Se quiser se basear, apenas, na coletânea desta prova de 2018, leia-a atentamente e verifique que nela são abordados os seguintes aspectos:

  • organograma com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre uso da internet;

  • algoritmos, ferramentas utilizadas por diversas empresas como um "cérebro artificial" para rastrear o comportamento online dos usuários e indicar produtos e

  • Facebook, como essa rede atua, filtrando informações para influenciar a opinião pública.

Cuidado com as ideias simplistas e/ou generalizações com propostas de soluções impertinentes, ‘a lei da privacidade’ atual não contempla algumas modalidades de infração e o tema não trata de ‘fake News’.

 

História

Pra entendermos o auge do Império Romano, a Política do Pão e Circo, o escravismo sugiro que vejam o filme GLADIADOR (Ridley Scott, 2000), tem no Netflix, sendo uma ótima oportunidade para ficar em casa e estudar;

Confiram o BLOG DO ENEM sobre Roma:

Além de ter exercícios comentados, nesse blog teremos subsídios para as tarefas do plural.

 

Geografia

  • Filme sugerido:

  • Inimigos do Estado. Direção de Tony Scott. EUA: Touchstone Pictures / Jerry Bruckheimer Films / Scott Free Productions, 1999. 133 min. O filme, protagonizado por Will Smith, retrata uma situação de controle sobre os indivíduos pelo Estado por meio da utilização do GPS.

  • Sites sugeridos:

  • Centro de Divulgação da Astronomia da Universidade de São Paulo. Disponível em: cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html . Acesso em: 5. jun. 2015. Site voltado para professores com conteúdo sobre orientação e observação, estações do ano, fases da Lua e calendários e Sistema Solar. Traz informações que podem ser úteis no planejamento e desenvolvimento das aulas do primeiro bimestre.

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE). Disponível em: ibge.gov.br . Acesso em: 7 jul. 2015. Nesse site, na seção Cartografia, são disponibilizados para download cartas topográficas e mapas elaborados pela instituição. Na seção IBGE Teen é possível visualizar e fazer o download de mapas temáticos e políticos-administrativos do país e das unidades da federação. Também estão disponíveis os mapas do Atlas geográfico escolar.

  • Observatório Nacional (ON). Disponível em: on.br . Acesso em: 7 jul. 2015.O site do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em três grandes áreas de conhecimento – Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência– e promove a divulgação do saber produzido por meio de atividades especializadas.

  • Pesquisa escolar – Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php . Acesso em: 7 jul. 2015.Nesse site da Fundação Joaquim Nabuco, destinado à pesquisa escolar, estão disponíveis textos com informações sintéticas sobre diversos temas socioculturais e históricos do Brasil, especialmente a respeito das regiões Norte e Nordeste do país.

  • Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF). Disponível em: <http://cdif-cdif.blogspot.com.br>. Acesso em: 7 jul. 2015.No site dessa Comissão é possível acessar textos sobre cidade gêmea, tríplice fronteira do Brasil e mapas sobre diversos assuntos envolvendo os municípios e estados encontrados na faixa de fronteira.

  • 24 Time Zones. Disponível em: http://24timezones.com/hora_certa.php . Acesso em: 7 jul. 2015. Nesse site é possível verificar a hora vigente em diversas cidades ao redor do planeta, em tempo real, sobre um planisfério interativo, em que, ao clicar em determinado ponto, observa-se seu horário atualizado. Há também informações sobre fuso horário, Tempo Universal Coordenado (UTC) e horário de verão. 

"RESUMO DE PARÁGRAFOS NUMERADOS"

- Numerem os parágrafos conforme o indicado pelo professor. Numere tudo, inclusive títulos e subtítulos;

- No resumo deve aparecer a numeração exatamente como a indicada no texto original;

- Títulos e subtítulos devem aparecer na integra (copiados), sem serem resumidos;

- Nenhum tipo de imagem, texto de apoio ou quadros devem ser reproduzidos;

- Os parágrafos devem ser reduzidos à aproximadamente um terço do texto original, ou seja, nem tão longo que pareça uma cópia, nem tão curto que não tenha as informações principais;

- A técnica deste resumo consiste em: escrever o que entendeu do parágrafo com as próprias palavras sem ficar olhando o texto original.

- O texto pode ser lido à vontade, contanto que na hora de registrar no caderno não olhe na apostila.

- Parágrafos longos devem ser resumidos aos poucos, utilizando os pontos finais que normalmente aparecem.

- O resumo deve ser feito preferencialmente à lápis para que possam ser feitas correções.

 

Filosofia

1 – Releitura e fichamento dos textos trabalhados em aula e leitura dos textos complementares de cada aula:

Apostila 1 - Unidade 1: Introdução à Filosofia

Aulas 1 e 2 – O que é a Filosofia?

Texto complementar: A Grécia e a filosofia

Aula 3 – Mito e Filosofia

Texto complementar: Importância do pensamento mítico

Aulas 4 e 5 – Os pré-socráticos

Texto complementar: A tradição homérica

2 – Revisão dos slides de aula.

3 – Indicação de filmes e documentários sobre os temas trabalhados:

Filmes:

A Odisseia, direção: Andrey Konchalovsky

Matrix, direção: Lilly e Lana Wachowski

Tróia, direção: Wolfgang Petersen

Sócrates, direção: Roberto Rosselini

Documentários:

Cosmos, série dirigida por Carl Sagan (link do primeiro episódio): https://www.youtube.com/watch?v=0jMOACMdgpo )

Filosofia Pré-socrática e a sabedoria da antiguidade (link do documentário):  https://www.youtube.com/watch?v=-16GwiG8f6Q )

 

Sociologia

 

Inglês

Atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, além de sites e jogos online. Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site Cambridge University Press que utilizamos em nossas aulas, e também:

  • Utilização do CD-Rom que compõe o material do aluno;

  • Leituras de artigos e textos em sites de notícias como CNN, por exemplo.

  • breakingnewsenglish.com 

(Notícias atualizadas em inglês, com exercícios.)

  • Séries e filmes na Netflix com áudio e ou legendas em inglês.

  • Podcasts no Spotify em Inglês (curiosidades em geral) e Learn English through listening (dicas de inglês).

  • YouTube channel - Learn English with English class 101.com, Cambridge exams

  • Games for cell phone – Wordament, Duolingo

 

Biologia 1

  • Responder as questões do Plurall referentes as aulas já estudadas (aulas 1 a 11).

  • Responder as questões do caderno de exercícios nº 01: capítulos 1, 3, 4 e 5.

  • Sugestão: assistir ao filme “GATTACA – EXPERIÊNCIA GÉNETICA”.

 

Biologia 2

MITOSE e MEIOSE - façam resumos abordando os aspectos abaixo:

MITOSE

  • em que fase da vida ocorre?

  • qual a sua importância?

  • ocorre variabilidade?

  • os neurônios adultos fazem mitose?

  • o que ocorre em cada fase:

  • prófase

  • metáfase

  • anáfase

  • telófase

MEIOSE

  • em que fase da vida ocorre?

  • qual a sua importância ?

  • os neurônios adultos fazem a meiose ?

  • diferencie meiose masculina de feminina

  • diferencie meiose 1 de meiose 2

  • há variabilidade genética ?

  • descreva cada fase  e  sua subfase.

 

Física 1

- Resolver as tarefas sugeridas pelo material Anglo pela plataforma Plurall

- Ver os vídeos a seguir:

Velocidade média:

https://www.youtube.com/watch?v=HCIU7jSeh8E

Movimento uniforme:

https://www.youtube.com/watch?v=UbRS2iHt-uo

Movimento uniformemente variado:

https://www.youtube.com/watch?v=omP6GdpEXH0

 

Física 2

  • Concluir todas as tarefas referentes às aulas que já foram dadas/ estudadas em sala de aula (aulas 13, 14 e 15).

  • Fazer o Trabalho solicitado para o 1º bimestre, conforme orientações enviadas para o e-mail da sala.

    • Como o trabalho também pode ser feito em dupla ou em trio, nesses casos os alunos do grupo podem discutir o tema e organizar/ antecipar tudo o que for possível, até que possam se reunir presencialmente para concluir o trabalho.

  • Fazer os exercícios da seção “Rumo ao Enem” (pág. 286 a 290 – apostila 1).

  • Fazer as “Atividades Interdisciplinares” (pág. 552 a 562 – apostila 1).

  • Explorar os simuladores de atividades experimentais:

  • https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics/light-and-radiation

  •  As provas de Olimpíadas Científicas foram adiadas. Portanto, quando for possível, serão anunciadas as novas datas de aplicação das provas. Mas as inscrições online estão disponíveis no site do Colégio (Pró-Ciência):

http://www.cristorei.com.br/Main/Page/PortalCristoRei/Inscricoes-olimpicas

 

Matemática 1

Revisar conceitos (caderno livro texto), revisar exercícios (caderno de aula) e resolver as tarefas (caderno de exercícios ou plataforma plural), referente às aulas 13 até 18 (preparação para o simulado).

 

Matemática 2

AULAS 11 A 16 - TRATA-SE DE PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO, TEOREMAS DE TALES E DA BISSETRIZ INTERNA DO TRIÂNGULO E SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS. SÃO ASSUNTOS JÁ VISTOS NO 9º ANO.

Fazer exercícios propostos para estas aulas e as dúvidas encontradas são possíveis de tirá-las através da plataforma Plurall.

 

Química 1

Assistir vídeo aulas 11 e 12 13 e 14 do sistema Plurall e resolver os exercícios propostos.

Acessar http://www.periodicvideos.com/videos/acid_rain.htm (vídeo da Universidade de Nottingham que demonstra a ação da chuva ácida)

 

Química 2

Iniciamos as atividades do ano discutindo sobre como os modelos de átomo evoluíram o longo do tempo e como alguns modelos ganharam mais importância para explicar a constituição e as propriedades dos átomos.

Para recordar sobre essas discussões e, também, para saber mais sobre esse assunto, veja

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc03/quimsoc.pdf

Sobre as relações de semelhança entre partículas constituintes dos átomos, umas maneiras de entender as aplicações dessa relações é saber mais sobre a espectroscopia de massas, umas das técnicas mais importantes para o estudo da Química, veja

https://pt.khanacademy.org/science/chemistry/atomic-structure-and-properties/mass-spectrometry/a/isotopes-and-mass-spectrometry

Depois de reler seu material de aula a notações, pode ser interessante fazer alguns exercícios práticos nesse sentido. Para isso, segue uma lista como sugestão. Todos os exercícios possuem resposta ao final da lista

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/541/exercicios_quimica_estrutura_atomica_gabarito.pdf

Caso queira saber mais sobre esse assunto, veja essa aula gravada do Prof. Vanderlei Salvador Bagnato da USP

http://eaulas.usp.br/portal/search.action?professor=Vanderlei+Salvador+Bagnato

Em seguida, iniciamos uma discussão sobre a estrutura da eletrosfera do átomo e o modelo atômico de Bohr.

Sobre isso, veja

http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/07/a05.pdf

Em seguida, começamos a relacionar a estrutura da elstrosfera dos átomos com a organização dos elementos químicos na classificação periódica dos elementos. Sobre esse assunto, veja

http://www.scielo.br/pdf/qn/v20n1/4922.pdf

Para fazer exercícios sobre esse assunto:

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/406/quimica_classificacao_periodica_exercicios.pdf