9º ANO

Marília, 20 de março de 2020

Queridos alunos, pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os conteúdos trabalhados até o momento, revisando-os e consolidando os conhecimentos.

Manter a rotina de estudos e atividades pedagógicas é essencial para que o processo de aprendizagem continue. Por isso, pedimos que sigam as recomendações dos professores, listadas abaixo, além de acessarem a plataforma Plurall, aproveitando as ferramentas de estudo disponibilizadas.

 

Álgebra

Apostila 01 - página 428

Exercícios Complementares: 02, 03, 06, 09, 15, 16, 18, 27.

Dica: No exercício 27, faça a decomposição dos números em seus fatores primos e “tire o que der para tirar da raiz”.

Gabarito dos exercícios complementares:

2) a) A = {a ϵ N | a é par e 5 < a < 11}

  1. b) A = {a ϵ N | a é ímpar e 11 ≤ a ≤ 19}

  2. c) A = {a ϵ N* | a é quadrado perfeito}

  3. d) A = {a ϵ N | a é número primo}

  4. e) A = {y ϵ N | y é divisor de 15}

  5. f) A = {x ϵ N | x é múltiplo de 7}

  6. g) A = {x ϵ N | x é potência de 3}

  7. h) A = {a ϵ Z | -3 ≤ a ≤ 2}

  8. i) A = {m ϵ N | m é divisor de 10}

  9. j) A {n ϵ N | n é potência de 10}

3) a) B = {9, 10, 11, ...}

  1. b) C = {7, 6, 5, 4, 3, 2, 1}

  2. c) D = {14, 15, 16, 17}

  3. d) K = {22, 21, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}

  4. e) L = {0, 1, 2, 3, 4, 5}

6) a) 7/4

  1. b) 58/33

  2. c) 201/20

  3. d) 995/99

  4. e) 9/10

  5. f) 1

  6. g) -123/10

  7. h) -37/3

  8. i) -251/50

  9. j) -226/45

  10. k) 1/200

  11. l) 1/180

9)  a) Naturais: ; 0; 16/8

  1. b) Inteiros: -12; ; 0; 16/8

  2. c) Racionais: -12; -1/3; 0,333...; -12,05; ; 0; 16/8; -1,0515151...; 2.10-3

  3. d) Irracionais:;

  4. e) Reais: Todos com exceção de

 15) B

16)  π cm

18) a) A = 21,195 cm2

  1. b) A = 14,13 cm2

 27) a) Entre 7 e 8.

​5. b) Entre 4 e 5.

6. c) Entre 2 e 3.

7. d) Entre 3 e 4.

8. e) Entre 2 e 3.

9. f) Entre 1 e 2.

10. g) Entre 0 e 1.

11. h) Entre 10 e 11.

 

Geometria

Apostila 01 – página 428

Exercícios Complementares:10, 11, 12, 13, 19, 20, 21 - letras c, d, 22, 23, 24, 25, 26.          

      

Gabarito dos exercícios complementares:

10) BH 8=8      HC = 4,5      BC = 12,5

11) 13 cm

12) O perímetro mede 80 cm e a área 384 cm².

13) A área mede 480 cm² e o perímetro 120 cm.

19) a) 35

  1. b) 0,5

  2. c) 1/11

  3. d) 2

  4. e) 33

  5. f) 15

20) a) 2,4 cm

  1. b) 1,5.

  2. c) 2/3

21)

c) Se 1 litro de água do mar contém 25 g de sal, 1 kg (25 g x 40) de sal estão presentes em 40 litros dessa água. Assim, se 40 litros de água contêm 1 kg de sal, então 8 kg estão presentes em (8 x 40) 320 litros de água. Devem ser evaporados 320 L de água do mar.

d) Há várias estratégias possíveis. Pode-se calcular a extensão do percurso todo multiplicando o número de dias de duração da viagem pela quilometragem percorrida por dia (12 x 150), que dá 1 800 km. Então, basta dividir o valor encontrado por 200 km. Serão necessários 9 dias para fazer a mesma viagem percorrendo 200 km por dia.

22) AB' = 2,6 cm, B'C' = 3,9 cm, C'D' = 6,5 cm

23) 8 cm e 2 cm

24) x = 2

25) x = 10

26) Alternativa A.                                                                                                                  

 

Inglês

Atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet podem ser vivenciadas, além de sites e jogos online. Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site da National Geographic Learning que utilizamos em nossas aulas, e também:

(Notícias atualizadas em inglês, com exercícios.)

  • Séries e filmes na Netflix com áudio e ou legendas em inglês.

Podcasts no Spotify em Inglês (curiosidades em geral) e Learn English through listening (dicas de inglês).

  • YouTube channel - Learn English with English class 101.com

  • Game for cell phone – Wordament, Duolingo

  • Atividades online da conta que abrimos do material IMPACT 4 (unidades 1 e 2)

 

Biologia

Estudar o módulo 3 da apostila.
Assistir ao filme “O jardineiro de Deus” de 2010 nome original “The gardener of god”

 

Física

  •  As provas de Olimpíadas Científicas foram adiadas. Portanto, quando for possível, serão anunciadas as novas datas de aplicação das provas. Mas as inscrições online estão disponíveis no site do Colégio (Pró-Ciência):

http://www.cristorei.com.br/Main/Page/PortalCristoRei/Inscricoes-olimpicas

 

Química

Iniciamos o ano acadêmico pensando sobre a atividade científica e suas formas de construção, sobre o método científico e suas especificidades no surgimento da Química como uma  Ciência. 

Para saber mais sobre isso, veja:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/historia.pdf

Trata-se um interessante texto para aprofundar-se sobre as relações entre a Alquimia e a Química.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/historia.pdf

Uma abordagem interessante sobre as atividade dos Alquimistas centradas na constituição e propriedades do salitre, o nitrato de potássio (KNO3)

Nesse mesmo sentido, veja:

http://research.ccead.puc-rio.br/sites/reas/wp-content/uploads/sites/15/2017/10/guiaDidatico_alquimia.pdf

https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/2014.1/historia-da-quimica/uma-breve-historia-da-quimica-da-alquimia-as-ciencias-moleculares-modernas.../view

Acesso a uma das disciplinas de História da Química da FFCLRP/USP com links de filmes, livros e artigos de interesse. A linguagem de ambos é acessível e de fácil compreensão:

https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=41258

Uma importante obra sobre a história das Ciência e da Química em especial:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2992183/mod_resource/content/1/Livro%20Bernard%20Vidal.pdf

Em seguida, nos próximos módulos, iniciamos uma discussão a respeito da constituição dos materiais em termos de substâncias, seus constituintes e como separar cada um deles.

Sobre esse tópico, veja:

https://pt.khanacademy.org/science/6-ano/materia-e-energia-6-ano/separacao-misturas/a/separacao-de-misturas

https://pt.khanacademy.org/science/6-ano/materia-e-energia-6-ano/separacao-misturas/e/separacao-de-misturas

http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3706

 

Arte

Façam uma visita virtual nesses museus, observem as obras de arte e apresente três obras (três obras em cada Museu) que mais gostaram e justifique o porquê.

- Galleria degli Uffizi, Florença
https://www.uffizi.it/


- Musei Vaticani, Roma
http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html


- Louvre, Paris
https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne


- British Museum, Londres
https://www.britishmuseum.org/collection


- The Metropolitan Museum, Nova York
https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
 

História

Módulos 1 – Primeira Guerra Mundial

Opções de Atividades:

  • Releitura do conteúdo da apostila;

  • Resumos do conteúdo;

Sugestão de Filme de História:

  • Feliz Natal – Christian Carion – Youtube e Netflix

Módulo 2 – Revolução Russa – 1917

Sugestão de reportagem:

Sugestão de leitura:

  • A Revolução Dos Bichos - Autor: Orwell, George. Editora: Companhia Das Letras

Módulo 3 – A Primeira República no Brasil

Sugestões de atividades:

  • Ler e resumir o conteúdo;

  • O gabarito do Em Casa do módulo 3, foi colocado no grupo da sala. (Quem ainda não fez a correção, faça o mais rápido, pois esse conteúdo será assunto do simulado assim que retornarmos).

 

Geografia

1) Retomar na apostila os seguintes conceitos:

- origens dos subdesenvolvimentos – p. 225 e 226.

- definição de país desenvolvido – p. 227.

- divisão Norte-Sul – p. 228.

- classificação dos países subdesenvolvidos – p. 230 a 232.

- IDH e subdesenvolvimento – p. 232 e 233.

- modos de produção agrícola – p. 236 a 238.

- industrialização nos países subdesenvolvidos – p. 239 e 240.

- problemas da urbanização acelerada – p. 241 a 243.

- fome no mundo – p. 246 a 248.

 2) Pesquisa internet:

- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idh-global.html

Consulta IDH global e IDHM (IDH dos municípios brasileiros).

 

Gramática

O assunto “variação linguística” foi abordado de maneira bem profunda, com o entendimento satisfatório dos alunos. Diante disso, indico a leitura do livro “Nada na língua é por acaso” de Marcos Bagno, para um entendimento mais teórico do tema.

Segue link de uma apresentação do livro: https://marcosbagno.files.wordpress.com/2013/08/nada-na-lc3adngua-c3a9-por-acaso.pdf

Outro assunto abordado, de bastante importância, foi “tipos de discurso” inserido, predominantemente, em textos narrativos. Sendo assim, pode ser uma leitura mais “livre” de algum livro, conto, crônica, de livre escolha, ou, até mesmo, filmes em geral, séries.

 

Literatura

Leitura de bons livros, de grandes autores nacionais e estrangeiros,  que podem ser baixados no site domíniopublico.gov.br . Ex.: “A metamorfose”, de Franz Kafka, “A mensageira das violetas”, de Florbela Espanca (poesia), as obras de Machado de Assis, de Fernando Pessoa etc.

Leitura dos três romances clássicos de terror: Drácula, de Bram Stoker, “O médico e o monstro”,  de Robert L. Stevenson, e “Frankenstein”, de Mary Shelley.

Leituras dos livros indicados para o 2º bimestre, como “1984”, de George Orwell, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, “Revolução dos Bichos” etc.

A excelente série “Anne with an E”, na netflix.

 

Redação

Clique nos links a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=_t29-2tV5Lw – Como fazer notícia.

https://www.kboing.com.br/chico-buarque/o-meu-guri/ - música 1

https://www.ouvirmusica.com.br/gilberto-gil/46201/ - música 2

Após assistir à aula NOTÍCIA e ouvir estas músicas, selecione apenas UMA para desenvolver esta atividade. Pesquisando a letra da música selecionada, anote as informações sobre o aconcecimento narrado pelo eu lírico, a fim de elaborar o LIDE, criando e/ou adaptando dados para as infromações: quem, o quê, como, quando, onde. Por fim, redija uma notícia com base no assunto (acontecimento) tratado nesta música.