8º ANO

Marília, 20 de março de 2020

Prezados pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os estudos.

Sugerimos que aproveitem o momento para leituras em família, jogos de tabuleiro, filmes e vídeos educativos entre outras atividades.

 

INGLÊS

Para os alunos do 8º ano, os professores de inglês sugerem que atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, além de sites e jogos online (sempre supervisionados por um responsável). Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site da National Geographic Learning que utilizamos em nossas aulas:

  • Sites:

https://learnenglish.britishcouncil.org/

www.breakingnewsenglish.com (notícias atualizadas em inglês com exercícios)

  • Netflix shows with English sound and subtitles 

  • Podcasts on spotify (learn English through listening)

  • Game on cellphone: Wordament and Duolingo (download it and play in English) 

  • Atividades online da conta que abrimos do material IMPACT (unidade 1 e 2)

 

GEOGRAFIA

  • Módulo 3: Mundo desenvolvido – Aspectos econômicos.

A produção de riqueza. (pág. 206) Apostila

A expansão industrial. (pág. 206-208) Apostila

A Terceira Revolução Industrial. (pág. 208) Apostila

Vídeo: Revolução industrial: resumo para vestibular | história | quer que desenhe?

https://www.youtube.com/watch?v=Y1S7_OD9Viw

Vídeo: Resumo Revolução Industrial

https://www.youtube.com/watch?v=qpxaj1XEPko

Texto: Terceira Revolução Industrial

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm

 Revolução Industrial - Quiz - Racha Cuca

https://rachacuca.com.br/quiz/16943/revolucao-industrial/

  •  Módulo 4: Mundo desenvolvido – Aspectos sociais.

Urbanização. (pág. 225-227) Apostila

Envelhecimento populacional. (pág. 228-332) Apostila

Fluxos Imigratórios. (pág. 233-237)

Vídeo: O que é urbanização? resumo e conceitos | quer que desenhe?

https://www.youtube.com/watch?v=7f8CXiFp6fk

Vídeo: URBANIZAÇÃO | Resumo de Geografia

https://www.youtube.com/watch?v=7svcoojhegM

Vídeo: O envelhecimento da população mundial

https://www.youtube.com/watch?v=4x0MGyHEIYc          

Vídeo: Pirâmides etárias: como interpretar?

https://www.youtube.com/watch?v=epWPLULf3DE

Texto: O envelhecimento da população mundial. Um desafio novo.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101987000300005

  • Módulo 5: Mundo desenvolvido – Controle da Globalização.

A intensificação da Globalização. (pág. 251-252) Apostila

O Mundo das redes. (pág. 253) Apostila

As consequências da Globalização. (pág. 255) Apostila

Impactos positivos. (pág. 255-256) Apostila

Impactos negativos. (pág. 256-257) Apostila

Vídeo: O QUE É GLOBALIZAÇÃO? | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

https://www.youtube.com/watch?v=h5WjNMGztvE

Texto: Globalização. A globalização e seus efeitos - Brasil Escola

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm

Globalização - I - Quiz - Racha Cuca

https://rachacuca.com.br/quiz/122434/globalizacao-i/

Geografia Humana - I - Quiz - Racha Cuca

https://rachacuca.com.br/quiz/31726/geografia-humana-i/

 

BIOLOGIA

Tema: A composição dos alimentos

Sites para pesquisa:

https://alimentacaoemfoco.org.br/nutrientes-e-suas-funcoes/

https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/nutrientes.htm

Sugestão de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=k7g0R3QouZw

https://www.youtube.com/watch?v=e1eMEMgNNZ8

Sugestão de atividades:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-nutrientes.htm

Tema: A digestão dos alimentos

Site para pesquisa dos conteúdos:

https://www.todamateria.com.br/digestao/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-a-digestao/

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/digestao.html

Sugestão de vídeo:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/sistema-digestivo

https://www.youtube.com/watch?v=zr4onA2k_LY

Sugestão de atividades:

https://alvinhouau.blogspot.com/2014/07/exercicios-sobre-sistema-digestorio-8_21.html

https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-sistema-digestorio.htm

 

GEOMETRIA

Vídeos:

Soma dos ângulos internos de um triângulo

https://www.youtube.com/watch?v=sWEH53LWRf8

Ângulo externo de um triângulo

https://www.youtube.com/watch?v=LoDWn2hn9UM

Para treinar:

Para manter o ritmo de estudo, releia os módulos 8 e 9 da apostila 1 e refaça os exercícios propostos, inclusive os “Em casa”.

Faça os Exercícios Complementares no final da apostila de matemática, páginas de 507 e 508, exercícios de 29 a 35. Anote suas dúvidas para a correção quando voltarmos!

 

ÁLGEBRA

No caderno 01 devem ser revisitadas todas atividades já corrigidas dos capítulos 04 e 05, incluindo atividades que já haviam sido deixadas para trabalho em casa.

Exceção: Questões de “Matemática em Contexto” podem ser realizadas somente em conjunto quando as aulas forem retomadas para melhor abordagem.

Para subsidiar as atividades de revisão a serem feitas em casa, segue lista de links de vídeos que devem ser analisados previamente, e do site Khan Academy que podem contribuir muito para a revisão.de conceitos proposta com a revisão dos desafios do Caderno  01:

Sobre  “História da Álgebra”: 

https://www.youtube.com/watch?v=4AskeZ3RjfQ 

 Site Khanacademy sobre expressões algébricas, com vídeos, exemplos e atividades interativas:

https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-8-ano/algebra-expressoes-8ano 

Vídeo sobre “História da Álgebra”:

https://www.youtube.com/watch?v=LVPaZhreNiM 

Vídeo sobre expressões algébricas no ENEM:

https://www.youtube.com/watch?v=d3V0YALsYew 

Vídeo sobre expressões algébricas (revisão):

https://www.youtube.com/watch?v=Yv_S6onjBvU

Vídeo sobre inequação:

https://www.youtube.com/watch?v=LsX-0I5w9UE

https://www.youtube.com/watch?v=u7-YXyZHP-I

https://www.youtube.com/watch?v=0lbhe16At_A 

 

ARTE

Façam uma visita virtual nesses museus:

- Galleria degli Uffizi, Florença
https://www.uffizi.it/

-Musei Vaticani, Roma
http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html

-Louvre, Paris
https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne


-British Museum, Londres
https://www.britishmuseum.org/collection


-The Metropolitan Museum, Nova York
https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project

Em cada Museu, observem as obras de arte e apresente três obras (três obras em cada Museu) que mais gostaram e justifique o porquê.

 

HISTÓRIA

Sugestões de filmes e séries:

O homem da máscara de ferro (filme de 1998) - Direção: Radall Wallace
Temas: reinado de Luis XIV, absolutismo na França, monarca absolutista

Elizabeth - a Era de Ouro (filme de 2007) - Direção: Shekhar Kapur
Temas: reinado da rainha Elizabeth I da Inglaterra

The Tudors (série) - Ano: 2007 a 2010 (4 temporadas)
Criação: Michael Hirst
Temas: vida de Henrique VIII, absolutismo na Inglaterra, Dinastia Tudor

Exercícios de revisão:

  1. Como podemos definir o Mercantilismo?

  2. Cite e explique os princípios mercantilistas adotados pelos reis absolutistas.

  3. Como podemos definir o Monopólio ou Exclusivo Colonial?

  4. Quando um acontecimento pode ser chamado de Revolução?

  5. O que foi a Revolução Puritana?

  6. Após a decapitação do rei Carlos I, a monarquia inglesa foi substituída por uma República Puritana, comandada por Oliver Cromwell. Qual foi uma das principais providencias tomadas por Cromwell assim que assumiu o poder?

  7. O que foi a revolução Gloriosa? Que tipo de monarquia foi instituída na Inglaterra ao final dela?

  8. O que estabelecia a Declaração de Direitos, assinada por Guilherme III?

 Sugestões de leitura:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-um-dia-em-versalhes-era-suficiente-para-entender-razoes-da-revolucao.phtml

 

LÍNGUA PORTUGUESA

I. Peço que entrem no grupo de whatsapp dos oitavos, visualizem, leiam os resumos e resolvam os exercícios enviados.

II. Terminem (ou iniciem) o trabalho de produção de textos, ainda que a data de entrega não mais seja a original;

III. Realizem a atividade EM CASA da página 47/48 (apenas os exercícios 2 e 3);

IV. Realizem o TESTE da página 61 da apostila, bem como a atividade EM CASA da página 62;

V. IMPORTANTE: Iniciem a leitura do livro Venha ver o pôr do sol, de Lígya Fagundes Telles (dependendo de quanto tempo durar o recesso, peço para que o terminem);

VI. Realizem os exercícios abaixo, logo após a leitura das fichas enviadas através do grupo;

VII. Por último: Assistam ao vídeo abaixo, isso auxiliará no início do próximo conteúdo, quando voltarmos. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AcRTeULln50 ;

VIII. FACULTATIVO (apenas para treino): após o vídeo, realizem o exercício da página 74 da apostila.

 

FÍSICA

Faça a revisão dos capítulos 4 e 5 da apostila.

Os resumos abaixo irão auxiliar no seu estudo:

  • Cap 4. Pag 356 a 368

Neste módulo recorda-se os fundamentos dos módulos anteriores onde se viu que a ciência é uma forma particular de conhecer a natureza e os cientistas devem seguir um padrão de Conduta para explicar fenômenos naturais observados.

Ainda que a adoção de uma conduta para explicar os fenômenos seja imprescindível para fazer ciência, ela não precisa apresentar um único modelo para conhecer a natureza, o senso comum desenvolvido por qualquer ser humano com base na vivência pessoal assim como os pensamentos filosóficos e teológicos são formas igualmente verdadeiras de se conhecer a natureza.

De pensamento científico e o senso comum neste módulo reforça e aprofunda-se adoção dos métodos e da necessidade da utilização do comportamento científico nos trabalhos

Os Objetivos deste módulo são:

Por meio da atividade de desenvolver e aplicar os conhecimentos discutidos, do processo e procedimentos que caracterizam o método científico criando uma árvore descritiva das etapas para se chegar a uma conclusão científica.

Para tal recomenda-se ao estudante que este descreva e caracterize os modelos de comportamento e apresente situações que caracterizem a necessidade do comportamento científico, sejam capazes de relatar e descreverem os fenômenos para isso, as noções básicas, a importância dos modelos e interpretação dos fenômenos físicos os métodos científicos. Seus aspectos históricos e suas implicações

  • Cap 5. Pag 369 - 393

 O mundo da Física

Quando são apresentadas algumas ideias sobre o mundo da física é oportuno retornar a discussão sobre como ela foi construída ao longo da história da humanidade e como se desenvolveram grande quantidade de teorias científicas para compreender a natureza.

É importante discutir inicialmente o papel da física como parte integrante de ciência da natureza na compreensão e funcionamento destas. É também importante compreender os seus fenômenos desde aqueles relacionados ao universo subiatômico até o astrônomo.

Destaca-se também que assim como em muitas outras carreiras, os físicos têm a sua disposição diversas linhas de pesquisa que são a

Física Teórica

Física Experimental

Física Aplicada

Estas servem para facilitar o estudo e a transmissão do conhecimento associado aos fenômenos observados.

Os cientistas e pesquisadores criaram ao longo da evolução, os Ramos e sub Ramos da física, esses serão os temas abordados neste capítulo.

Os objetivos deste módulo são:

Conhecer os ramos da física e suas principais linhas de Pesquisas

Entender que os seus ramos e sub Ramos também servem para compreender o funcionamento da natureza e seus fenômenos

Para esse módulo estimula-se que o estudante separe as diferentes áreas e ramos e descreva a importância destes na vida quotidiana para a explicação dos fenômenos naturais.