7º ANO

Marília, 20 de março de 2020

Prezados pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os estudos.

Sugerimos que aproveitem o momento para leituras em família, jogos de tabuleiro, filmes e vídeos educativos entre outras atividades.

 

INGLÊS

Para os alunos do 7º ano, os professores de inglies sugerem que atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, além de sites e jogos online (sempre supervisionados por um responsável). Sendo assim, sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site da National Geographic Learning que utilizamos em nossas aulas:

Site a ser visitado: https://learnenglish.britishcouncil.org/

Além de vídeos diversos, tais como:

I listen to colors - https://www.ted.com/talks/neil_harbisson_i_listen_to_color?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=tedspread

How we see colors

https://www.ted.com/talks/colm_kelleher_how_we_see_color?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=tedspread

What is color?

https://www.ted.com/talks/colm_kelleher_what_is_color?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=tedspread

Color blind or color brave?

https://www.ted.com/talks/mellody_hobson_color_blind_or_color_brave?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=tedspread

Podcast on Spotify

https://open.spotify.com/episode/3lVQyI9zFf2u1HdqDD4PKJ?si=rxsojMXUSXG4eAaJHq9--A

Grammar (gramática)

https://learnenglishteens.britishcouncil.org/grammar/beginner-grammar/comparative-superlative-adjectives

https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/beginner-to-pre-intermediate/articles-1

https://learnenglishkids.britishcouncil.org/grammar-practice/articles

https://agendaweb.org/grammar/comparative-superlative-adjectives-exercises.html

https://agendaweb.org/grammar/articles-exercises.html

Watch one story a day (assistir uma história por dia)

https://www.storylineonline.net/

 

 

GEOGRAFIA

  • Módulo 3: Economia Rural – Os solos.

O que é solo? (pág. 213) Apostila

Qualidade do solo. (pág. 213-214) Apostila

O barril de Liebig. (pág. 214) Apostila

Problemas na ocupação dos solos. (pág. 218-220) Apostila

Vídeo: Aprenda mais sobre Solos

https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8

 Vídeo: VAMOS FALAR SOBRE SOLOS

https://www.youtube.com/watch?v=e8uqY0Aqcf0

Vídeo: O barril de Liebig

https://www.youtube.com/watch?v=E9I5KzVQSuo

  • Módulo 4: Economia Rural – A Agricultura

O desenvolvimento da Agricultura. (pág. 225-226) Apostila

Migração das plantas. (pág. 227-229) Apostila

Novas tecnologias. (pág. 230-232) Apostila

Vídeo: AGRIBGE01 - Revolução Verde

https://www.youtube.com/watch?v=UiGFGeDW7ck

Vídeo: Alimentos transgênicos são seguros?

https://www.youtube.com/watch?v=bR4ceYOu81o

Vídeo: Será Que Os Alimentos Orgânicos São Saudáveis Mesmo?

https://www.youtube.com/watch?v=z3Vm4LYyWRg

  • Módulo 5: Economia Rural – A Agropecuária Brasileira

Graus de tecnologia no campo. (pág. 237-238) Apostila

Problemas do campo. (pág. 240)

Modernização da Agricultura. (pág. 244-245)

Vídeo: Fantástico 25/08/2019 Queimadas e Desmatamento

https://www.youtube.com/watch?v=4MnMcDrv0gk

Vídeo: Modernização da agricultura

https://www.youtube.com/watch?v=ij9RVecmzdU

Vídeo: Conhecendo Processos Erosivos em Vertentes

https://www.youtube.com/watch?v=-eSTz4zl63k

 

PORTUGUÊS

Abaixo, seguem algumas dicas de estudo:

Vídeos:

Tipos de sujeito:

https://www.youtube.com/watch?v=jv2Nucfx-Rk

Exercícios sobre sujeito:

https://www.youtube.com/watch?v=XwPIcvHHE5A

Tipos de predicado:

https://www.youtube.com/watch?v=3uH39VAnAv8

Leitura:

Termine de ler o livro Meu pai não mora mais aqui. Não deixe de saber o que acontecerá com Tadeu e Letícia!

Outras dicas:

Para manter o ritmo de estudo, faça resumos dos módulos da apostila 1, releia os conteúdos do caderno e refaça os exercícios propostos na apostila.

Leia notícias e faça, ao menos uma vez na semana, um resumo de algo que leu. Pratique a produção textual.

Você também pode, às sextas-feiras (ou em um outro dia que queira), escrever um resumo de tudo o que você fez ao longo da sua semana, coloque em uma pasta e quando retornarmos, posso corrigir!

  

MATEMÁTICA

Abaixo, seguem algumas dicas de estudo:

Vídeos:

Como utilizar o transferidor para medir ângulos em graus:

https://www.youtube.com/watch?v=dwnwuSPrD6w

Adição e Subtração Com Números Inteiros

https://www.youtube.com/watch?v=P3YIiKk0d-M

Outras dicas:

Para manter o ritmo de estudo, releia os conteúdos da apostila 1 e refaça os exercícios propostos, inclusive os “Em casa”.

Faça os Exercícios Complementares no final da apostila de matemática, páginas de 431 a 438, exercícios de 1 a 32. Anote suas dúvidas para a correção quando voltarmos!

ARTE

Abaixo, seguem algumas dicas de estudo e ampliação de conhecimento sobre Luz e Sombra:

Luz e sombra:

https://www.amopintar.com/luz-e-sombra/

https://centroeuropeu.com.br/blog/voce-sabe-a-importancia-da-luz-em-uma-fotografia/

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=zB5d6Ed8_78

Atividade

Busque na internet uma imagem com luz e sombra (desenho) e tente reproduzi-la.

 

CIÊNCIAS

Tema: Biologia - níveis de organização:

Sites para pesquisa e exercícios:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/niveis-organizacao-biologia.htm

https://descomplica.com.br/artigo/mapa-mental-niveis-de-organizacao-em-biologia/4L2/

Sugestão de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=TWj3Zb19sgM

Sugestão de atividades:

https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-os-niveis-organizacao-biologia.htm

Tema: Classificação dos seres vivos

Site para pesquisa dos conteúdos:

https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/

Sugestão de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=eCEOc7J_nqU

Sugestão de atividades:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-classificacao-biologica.htm

https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-biodiversidade-classificacao.htm

Tema: evolução dos seres vivos – teorias

Site para pesquisa dos conteúdos:

http://www.conhecer.org.br/download/BIOLOGIA/MODULO2/MODULO%202.pdf

Sugestão de vídeo:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/evolucao

Sugestão de atividades:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-teoria-evolucao.htm

https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-evolucao.htm

Observação:

Alguns filmes podem ser assistidos como forma de ampliação de conhecimentos e também para entretenimento:

  • O desafio de Darwin

  • Criação

 

HISTÓRIA

Sugestões de filmes:

Robin Hood, o príncipe dos ladrões (filme de 1991) – Após voltar de uma Cruzada Robin de Locksley (Kevin Costner), um jovem cavaleiro, descobre que seu pai, Lorde de Locksley (Brian Blessed), foi morto pelos seguidores do xerife de Nottingham (Alan Rickman), que por sua vez é partidário do Príncipe João, que tudo fará pra que Ricardo Coração de Leão (Sean Connery) não volte ao poder. Robin é visado pelos usurpadores e foge, mas sempre acompanhado por Azeem (Morgan Freeman), um mouro que lhe deve a vida. Eles vão parar na Floresta de Sherwood, onde são atacados por camponeses que, para sobreviver, atacam os asseclas do xerife. Logo Robin e Azeem se unem ao bando e planejam trazer Ricardo de volta ao poder. Em meio à sua luta, Robin é ajudado por Marian (Mary Elizabeth Mastrantonio), uma bela donzela por quem se apaixona.

Cruzada (filme de 2005) - Ainda em luto pela repentina morte de sua esposa, o ferreiro Balian junta-se ao seu distante pai, Baron Godfrey, nas cruzadas a caminho de Jerusalém. Após uma jornada muito difícil até à cidade santa, Jerusalém, o jovem entra no séquito do rei leproso Balduíno IV, que deseja lutar contra os muçulmanos para seu próprio ganho político e pessoal.

Exercícios de revisão:

  1. Quais são os cinco pilares do Islamismo?

  2. Quem foi Maomé? Qual sua importância para a civilização árabe?

  3. Como os árabes estavam organizados antes de Maomé?

  4. O que foi a hégira?

  5. Como eram divididas as terras do feudo?

  6. Quais eram as taxas (obrigações) que os servos deviam aos senhores feudais? Explique cada uma dela.

  7. Qual era a base da economia feudal?

Sugestão de leitura:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-peste-negra-como-uma-das-maiores-pragas-do-mundo-chegou-ao-fim.phtml

https://escolaeducacao.com.br/as-maiores-pandemias-da-historia/

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/por-que-os-medicos-que-lutavam-contra-peste-bubonica-usavam-mascaras-de-bico-de-passaro.phtml