6º ANO

Marília, 19 de março de 2020

Prezados pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os estudos.

Sugerimos que aproveitem o momento para leituras em família, jogos de tabuleiro, filmes e vídeos educativos entre outras atividades.

 

INGLÊS

Para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, os professores de inglês sugerem que atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, além de sites e jogos online (sempre supervisionados por um responsável). Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site da National Geographic Learning que utilizamos em nossas aulas e também:

  • Sites e vídeos sugeridos:

The most beautiful cities: https://www.youtube.com/watch?v=BpQs4v64Yss 

The new 7 wonders in the world: https://www.youtube.com/watch?v=_00CC7BIHhg 

 The Top 10 greenest countries: https://www.youtube.com/watch?v=ZTuDEaerBMY

Awesome Jobs:  https://www.youtube.com/watch?v=9JtJWzgywlI

Listening and grammar practice (Simple Present): 

https://learnenglish.britishcouncil.org/general-english/podcasts/series-1/episode-01-0

  •  Netflix shows com áudio e legendas em Inglês  

  • Game on cellphone: Wordament and Duolingo (download it and play in English)  

  • Atividades online da conta que abrimos do material IMPACT 1 (unidade 1 e 2)

 

 

GEOGRAFIA

Módulo 3: O espaço e suas representações

Orientação pelos astros. (pág. 239) Apostila

Os pontos cardeais e a orientação pelo Sol. (pág. 240) Apostila

A rosa dos ventos. (pág. 240) Apostila

A orientação pelo Cruzeiro do Sul. (pág. 241-242) Apostila

Coordenadas geográficas. (pág. 245) Apostila

A latitude e os paralelos. (pág. 245) Apostila

A longitude e os meridianos. (pág. 245) Apostila

A importância dos mapas. (pág. 248-250) Apostila

Projeções cartográficas. (pág. 251) Apostila

Classificação quanto ao tipo de deformação. (pág.252-254) Apostila

Classificação quanto ao tipo de superfície de projeção. (pág. 254-255) Apostila

Vídeo: As direções cardeais e os instrumentos de localização

https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g

Vídeo: Orientação pelos astros e por instrumentos

https://www.youtube.com/watch?v=mardGfkeyr4

Vídeo: Cartografia | quer que desenhe | descomplica

https://www.youtube.com/watch?v=tR_rXa4BdpE

Módulo 4: O espaço e suas representações

Representações cartográficas. (pág. 261) Apostila

Atividade 1. (pág. 261) Apostila

Elementos do mapa. (pág. 262-263) Apostila

Vídeo: Os 5 elementos fundamentais do mapa

https://www.youtube.com/watch?v=JtjrhDXqxiU

Coordenadas Geográficas - I - Quiz - Racha Cuca

https://rachacuca.com.br/quiz/197731/coordenadas-geograficas-i/

Teste seus conhecimentos sobre noções de orientação e coordenadas geográficas

https://www.quia.com/quiz/415375.html?AP_rand=1339817606

 

 

MATEMÁTICA

1. Assista aos vídeos listados abaixo pelo Youtube:

Trata-se de um documentário, dublado e legendado, de aproximadamente uma hora, que aborda a história das civilizações e a criação dos números.

  • Faça um resumo do módulo 4, prismas e pirâmides como orientado no vídeo formas espaciais e poliedros. pode ser no caderno de matemática ou no PowerPoint.

2. Refaça as fichas de estudo.

3. Copie e responda no caderno de matemática os exercícios 2, 3, 4 e 5 página 401.

4. Copie e responda no caderno de matemática os exercícios 1 e 2 páginas 428 e 429.

5. Copie e responda no caderno de matemática os exercícios 5, 6, 7e 8 página 438.

 

ARTE

Abaixo, seguem algumas dicas de estudo e ampliação de conhecimento sobre Pop Art:

Pop Art no Brasil:

https://laart.art.br/blog/pop-art-brasil/

Vídeo - Pop Art:

https://www.youtube.com/watch?v=qL-G3_c9Evk

Atividade

Após ler e assistir o vídeo sobre Pop Art,  faça um texto sobre o que você compreendeu e diga se concorda com os artistas da Pop Art e explique porquê.

 

CIÊNCIAS

Materiais e propriedades:

Sugestões de vídeos:

1 - https://www.youtube.com/watch?v=isPzCiQ0WEs ; https://www.youtube.com/watch?v=v-JXrAl_bjg    ( estados físicos da matéria/ mudanças de estados físicos)

2 -   https://www.youtube.com/watch?v=PTixaobzA-w  (massa e volume)

3 -   https://www.youtube.com/watch?v=lALKZpUVZ98  ( densidade)

4 -  https://www.youtube.com/watch?v=w2OxRHDrYIk  (pontos de fusão e de ebulição)

Sugestão de sites para pesquisa:

https://www.todamateria.com.br/propriedades-da-materia/

 

HISTÓRIA

Sugestão de filmes:

Os Croods (filme de 2013): Família da pré-história vê sua caverna ser destruída. Depois disso, os Croods partem em uma aventura em busca de um novo lugar para morar, liderados por um garoto muito imaginativo que lhes ajuda a desbravar um mundo inteiramente novo. Direção: Chris Sanders, Kirk DeMicco.

O Homem das cavernas (filme de 2018): Trata-se de um desenho animado cuja história se passa há milhares de anos. Embora seja uma narrativa de ficção, na qual se misturam acontecimentos improváveis e de épocas diferentes, o filme faz referência a várias situações de tempos passados.

Exercícios de revisão:

  1. Qual a semelhança entre o trabalho de um detetive e um historiador?

  2. O que são fontes históricas? Como podemos classificá-las?

  3. O que são sítios arqueológicos?

  4. O que são pinturas rupestres?

  5. Como é chamado o resultado do trabalho do historiador? Por que ele não reconstrói de forma exata o passado?

  6. Por que estudar história?

  7. O que são mitos?

  8. Por que os mitos também podem ser considerados fontes históricas?

  9. No que são baseadas as explicações científicas sobre a origem dos seres humanos?

  10. Como podemos definir o BIPEDISMO? Por que o bipedismo foi uma das mais importantes transformações pelas quais os hominídeos passaram?

  11. O que foi o processo de hominização?

 

PORTUGUÊS

A seguir, você encontrará um resumo com as ideias principais de cada módulo estudado, sugestões de atividades e vídeos para te auxiliar em sua nova rotina de estudos em casa.

Módulo 1 - LEITURA: Painel de poemas: ver, ler e ouvir

O QUE APRENDEMOS?

  • As obras de arte visuais são como textos que podem ser lidos. Todos os elementos – cores, linhas, superfícies, volumes, luz, contrastes, figuras, etc. – são importantes para a interpretação da obra, pois concorrem para produzir os efeitos pretendidos pelo artista.

  • Poemas são textos compostos especialmente para provocar estados de poesia – de encantamento ou de estranhamento – diante do mundo e da vida. Eles conseguem esse efeito por meio do ritmo, da musicalidade, da combinação inesperada de palavras, da manifestação de pensamentos surpreendentes. 

  • A boa leitura de um poema exige que o leitor explore as possibilidades expressivas do texto –, variando o ritmo, a entonação, a velocidade, conforme o sentido das palavras e das frases do texto. 

  • A leitura oral de poemas deve interpretar os significados da linguagem verbal e intensificar os efeitos expressivos, por meio da variação de tons (modulação), de altura, de velocidade, de ritmo e da gestualidade.

PARA EXERCITAR

Youtube

Apostila

  • Em Casa, p. 15, ex. 1 e 2 (fazer ou refazer os exercícios em um caderno próprio para estudos).

  • Plataforma PlurallDose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 1.

 

Módulo 2 – ESTUDO DA LÍNGUA: A expressividade na leitura

 O QUE APRENDEMOS?

  • As variações de entonação na fala dependem de vários fatores, como os sentimentos do falante, o ambiente em que ele se encontra, o assunto, a intenção, o tipo de impressão que se pretende causar no interlocutor, etc. 

  • A leitura expressiva exige o entendimento do texto a ser lido, a obediência a seu ritmo, a ênfase nas palavras importantes, o uso da voz com entonação e altura adequadas, além do ajuste das expressões faciais e da postura corporal. 

  • A sílaba que é pronunciada com mais força e mais clareza é chamada de tônica; as demais são átonas. 

  • Os poetas lidam com os vários recursos expressivos dos sons, entre eles:

  • Ritmo: determinado por diversos fatores, como o número de sílabas das palavras do verso, a alternância entre as sílabas fortes e as fracas, a pontuação e, em certos casos, também a repetição de sons.

  • Entonação: determinada pela variação da velocidade da voz, do volume (voz mais forte, intensa ou mais fraca, tímida) e do tom (voz aguda, grave, suave). Expressa as emoções do falante. 

  • A pontuação é o emprego de sinais gráficos na escrita para representar a entonação da fala. O emprego correto dos sinais de pontuação garante a clareza e a compreensão do texto escrito. Nos textos literários, principalmente os poéticos, a pontuação – ou a ausência dela – tem como objetivo dar sentido ao texto e causar diferentes efeitos.

  • Todas as palavras proparoxítonas recebem acento gráfico, agudo ou circunflexo, para marcar a sílaba tônica.

PARA EXERCITAR

Youtube

 Apostila

  • Em Casa, p. 21, ex. 1 e 2 (fazer ou refazer os exercícios em um caderno próprio para estudos).

  • Plataforma PlurallDose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 2.

 

Módulo 3 – PRODUÇÃO TEXTTUAL: A escrita e você

O QUE APRENDEMOS?

  • A expressão oral pública exige preparo prévio. 

  • A relação de cada produtor com a escrita é pessoal. 

  • Escrever exige atenção e paciência, mas pode ser muito prazeroso. 

  • A produção de um texto escrito envolve várias etapas, inclusive sua revisão. 

  • O roteiro pode facilitar a produção escrita.

 

Módulo 4 – LEITURA: Poesia: musicalidade e imagem

O QUE APRENDEMOS?

  • Um dos principais recursos que o poeta utiliza para construir o ritmo do poema é a repetição de fonemas, de palavras, de versos. 

  • Rima é a repetição parcial ou total de fonemas em mais de uma palavra, a partir da sílaba tônica. 

  • Em literatura, imagem é qualquer maneira particular de expressão que tem por efeito substituir a representação precisa de um fato por uma visão especial e surpreendente. 

  • As imagens são criadas por meio da combinação original de palavras.

PARA EXERCITAR

Youtube

Apostila

  • Em Casa, p. 36 e 37, ex. 1 a 3 (fazer ou refazer os exercícios em um caderno próprio para estudos).

  • Plataforma PlurallDose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 4.

 

Módulo 5 – ESTUDO DA LÍNGUA: Como as orações são construídas

O QUE APRENDEMOS?

  • Oração é a frase que contém um núcleo verbal. Período composto é o conjunto de duas ou mais orações. 

  • A organização das palavras nas orações não é aleatória. Na construção de um enunciado, as palavras são combinadas segundo os esquemas próprios de cada língua. 

  • Substantivo é a palavra que nomeia seres, objetos reais e imaginários, ideias, sentimentos, e apresenta flexão de gênero e de número. 

  • O artigo especifica ou generaliza um substantivo e vem sempre antes do substantivo, assumindo o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) daquele. 

  • Verbo é a palavra que indica as ações e os estados das coisas, situando-os nos três tempos naturais: presente, passado (também chamado de pretérito) e futuro. Essa classe de palavras apresenta flexões para indicar o tempo e a pessoa a que se referem. 

  • Sintagma nominal é uma expressão cujo núcleo geralmente tem função substantiva. Sintagma verbal é uma expressão cujo núcleo é um verbo. 

  • As orações são coordenadas quando não dependem sintaticamente umas das outras. 

  • A vírgula separa orações coordenadas. 

  • A partir dos verbos terminados em -ender, -verter e -pelir, formam-se substantivos com s na última sílaba. Dos verbos terminados em -gredir derivam substantivos com ss na sílaba final, e daqueles terminados em -dir derivam substantivos com s na sílaba final.

PARA EXERCITAR

Youtube

Apostila

  • Em Casa, p. 46, ex. 1, 2 e 3 (fazer ou refazer os exercícios em um caderno próprio para estudos).

  • Plataforma Plurall: Dose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 5.

 

Módulo 6 – PRODUÇÃO TEXTUAL: O falar e o escrever

O QUE APRENDEMOS?

  •  O falar e o escrever são diferentes, ainda que se utilize a mesma língua para ambos. 

  • O falante usa também recursos extralinguísticos para se comunicar. 

  • A comunicação escrita precisa ser expandida para dar conta das informações transmitidas pela entonação, pelos movimentos corporais e pelo contexto (temático, espacial, etc.)

PARA EXERCITAR

Youtube

Apostila

  • Em Casa, p. 53 a 56, ex. 1 a 3.

  • Plataforma Plurall: Dose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 6.

 

Módulo 7 - LEITURA: A narrativa ficcional: autor, narrador e personagem

O QUE APRENDEMOS?

  • A releitura é importante para perceber detalhes do texto e aprofundar a compreensão. 

  • É possível depreender o significado de palavras e expressões desconhecidas ou com mais de um sentido pela análise do contexto. 

  • O autor de um texto ficcional (entidade real, externa ao texto) não deve ser confundido com o narradorou com as personagens (entidades ficcionais, internas). 

  • Nem sempre o narrador apresenta explícita e diretamente a caracterização das personagens. Ela pode ficar implícita nas ações e falas de cada uma, devendo ser interpretada pelo leitor. 

  • O foco narrativo pode ser em primeira ou em terceira pessoa:

  • em primeira pessoa: quando o narrador é uma personagem do texto;

  • em terceira pessoa: quando o narrador não é personagem do texto.

  • O narrador-personagem tem uma visão dos acontecimentos limitada ao seu ponto de vista. 

  • O narrador em terceira pessoa tem uma visão mais ampla. Nem sempre é neutro, podendo manifestar aprovação e simpatia, ou reprovação e antipatia, em relação às personagens.

PARA EXERCITAR

Youtube

 Apostila

  • Em Casa, p. 68 a 70, ex. 1 a 4 (fazer ou refazer os exercícios).

  • Plataforma Plurall: Dose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 7.

  

Módulo 8- ESTUDO DA LÍNGUA: O sintagma nominal

O QUE APRENDEMOS?

  • As palavras da língua portuguesa estão organizadas em classes. 

  • O substantivo nomeia os seres ou objetos reais e imaginários, e o final dessa palavra pode apresentar alterações, chamadas flexões nominais, para indicar gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural). 

  • O adjetivo qualifica ou classifica o substantivo. Os adjetivos qualificadores expressam ideias variáveis ou decorrentes de opinião. Os adjetivos classificadores funcionam como propriedades classificatórias dos seres a que se referem. 

  • O adjetivo apresenta variações para indicar gênero e número, concordando com o substantivo. 

  • O grau dos substantivos expressa tamanho aumentado ou diminuído do ser. 

  • Nos adjetivos, a terminação -íssimo/a, acrescida das flexões de gênero e número, é usada para enfatizardeterminada qualidade. 

  • A locução adjetiva é uma expressão que desempenha o mesmo papel do adjetivo. 

  • O artigo vem sempre antes do substantivo, assumindo o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) daquele. 

  • O artigo é elemento identificador do substantivo, ao qual se antepõe e com o qual concorda em gênero e número.

  • Basicamente, o artigo definido indica que o substantivo se refere a algo de modo específico, ou se refere a um ser conhecido pelos interlocutores. 

  • O artigo indefinido introduz algo que não foi apresentado anteriormente, ou que não é determinado claramente. 

  • A ausência do artigo generaliza o substantivo. 

  • O artigo pode combinar-se ou contrair-se com uma preposição, e não deixa de ser artigo. 

  • A vírgula separa termos coordenados. 

  • O diminutivo de substantivo terminado em s ou z exige o acréscimo de -inho ou -inha. O diminutivo de substantivo que não contém s nem z no final, exige o acréscimo de -zinho ou -zinha. 

  • Os substantivos que terminam em -gem são grafados com g.

 PARA EXERCITAR

 Youtube

Apostila

  • Em Casa, p. 85, ex. 1 a 3 (fazer ou refazer os exercícios).

  • Plataforma PlurallDose Mínima e Dose pra Leão, Módulo 8.