5º ANO

Marília, 19 de março de 2020

Prezados pais ou responsáveis,

Em virtude da paralisação que ocorrerá a partir do dia 23 de março, estamos enviando algumas sugestões de atividades para que seu (sua) filho(a) possa dar continuidade ao processo de aprendizagem.

Não se preocupem, pois são somente atividades de apoio que contribuirão para o bom retorno às aulas.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 

Continue a leitura do livro “O burrinho prateado” até o final do livro;

No caderno de produção de texto ou em uma folha avulsa, reescreva com suas palavras os quatro contos que o Tenente Shepard contou para as crianças:

  1. Primeiro conto- início na página 35;

  2. Segundo conto- início na página 62;

  3. Terceiro conto- início na página 103;

  4. Quarto conto-início na página 125.

Não esqueça de seguir as regras que já foram trabalhadas pelos professores (parágrafo, pontuação, acentos e travessão).

Sugestão de leitura divertida sobre Linguagem Coloquial e Linguagem formal: texto “A entrevista”, disponível em: http://sempreleitoresvirtuais.blogspot.com/2012/02/entrevista.html Acesso em 17 mar. 2020.

Sugestão de leitura divertida sobre palavras que não conhecemos, mas podemos pesquisar o significado: texto “Recalcitrante”, disponível em: http://www.cruiser.com.br/jcsj/contos.html Acesso em 17 mar. 2020.

 

 

MATEMÁTICA

1. Assista aos vídeos listados abaixo pelo Youtube;

Ideias criativas para a Barraca “Ame Amatongas”

https://www.youtube.com/watch?v=KDL1ZfhLpEU https://www.youtube.com/watch?v=CWdLsCKbsUk

Renan Cerpe – Resolvendo o cubo mágico em 9 segundos  

https://www.youtube.com/watch?v=lEo5j3aw4iI&t=38s 

Renan Cerpe – Como resolver o cubo mágico 

https://www.youtube.com/watch?v=Qhx8pKyxCrM&t=248s 

Rafael Cinoto

https://www.youtube.com/watch?v=_X7PyBKjEHU&list=PLFhwle3piJ-Has_wv6-onp1vL6rX1Yyhw 

2. Faça no mínimo quatro dobraduras ou artesanato para vendermos na Barraca “Ame Amatongas”. Seja criativo, decore e capriche! Traga-os quando retornarem às aulas.

3. Estude Simetria. Use o link abaixo e divirta-se.

https://br.ixl.com/math/5-ano/identifique-as-linhas-de-simetria

4. Pesquise e recorte duas imagens simétricas. Trace o eixo de simetria. 

5. Estude os múltiplos de maneira diferente. Acesse o link abaixo e se dedique ao desafio. Certamente você se dará muito bem!

https://br.ixl.com/math/5-ano/selecione-m%C3%BAltiplos-de-um-n%C3%BAmero

 

CIÊNCIAS (MANHÃ)

Suor: função, composição;

Água: funções no organismo;

Desidratação: conceito, prevenção;

Micoses: conceito, prevenção, tratamento.

Onde encontrar?

Superinteressante coleções. O corpo humano, músculos e ossos.

Acesse o site:www.canalkids.com.br

Ciência hoje das crianças – Link http://chc.org.br/

 

CIÊNCIAS (TARDE)

Leia as páginas 4 – p. 291 até 299 e faça um resumo das ideias principais, o que for mais importante para você.

Estudo prévio (não realizar as atividades) - Leitura do Módulo 5: “O corpo em movimento”P. 300 até 311.

Leia e grife com marca texto o que você acha importante ou suas dúvidas para o momento do nosso estudo.

Estudo prévio (não realizar as atividades) -Leitura do Módulo 6: “Higiene e segurança alimentar” P. 312 até 320.

Leia e grife com marca texto o que você acha importante ou suas dúvidas para o momento do nosso estudo.

 

HISTÓRIA

Lei do Sexagenário;

Lei do Ventre Livre;

Lei Áurea;

Lei Eusébio de Queirós;

Explique o conceito de Monarquia;

Explique o conceito de República.

O que vocês acham de treinar os assuntos acima nos sites abaixo?

https://rachacuca.com.br/quiz/historia/

www.canalkids.com.br

 

GEOGRAFIA

 Vamos ler curiosidades do Rio São Francisco?

Acesse o link http://guiadoscuriosos.uol.com.br/curiosidades/variedades/medidas/dinheiro/brasil/rios/rio-sao-francisco/10-curiosidades-sobre-o-rio-sao-francisco/

Mata ciliar- Qual sua importância?

Acesse o site para descobrir : https://www.youtube.com/watch?v=30M-6bEIZ-I

 

ARTE

Aproveite esse tempo em casa e faça um tour virtual em alguns museus com acervos maravilhosos:

Pinacoteca de Brera em Milão (belas obras abstratas e cubistas que iremos trabalhar, incluindo Pablo Picasso)

https://pinacotecabrera.org/en/collezioni/

Museu Prado em Madrid (se encante com as obras de Raffaello Sanzio, Albrecht Dürer, Rembrandt, Hieronymus Bosch, entre outros)

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Museu do Louvre em Paris

https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

DESCUBRA COMO SÃO ESCOLHIDOS OS ESPORTES DOS JOGOS OLÍMPICOS;

https://impulsiona.org.br/como-sao-escolhidos-esportes-olimpicos/

PROJETO APRESENTA ESPORTES OLÍMPICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO;

https://g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/projeto-apresenta-esportes-olimpicos-a-criancas-de-escolas-publicas-do-rio-de-janeiro-4383723.ghtml

 ESPORTE EDUCAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=J6INIfgVveM

CURIOSIDADES: GAROTA DE 5 ANOS QUE VIRALIZOU IMITANDO GINASTA GANHA UNIFORME E QUER COMEÇAR NO ESPORTE

https://globoesporte.globo.com/pe/noticia/garota-de-5-anos-que-viralizou-imitando-ginasta-ganha-uniforme-e-quer-comecar-no-esporte.ghtml

 

INGLÊS

Para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, os professores sugerem que atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, além de sites e jogos online (sempre supervisionados por um responsável). Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site da National Geographic Learning que utilizamos em nossas aulas:

Site a ser visitado: myngconnect.com

Escolha a opção: for students
Login: owstudent3
Password: natgeo

Também sugerimos que jogos sejam desenvolvidos com as crianças e que aproveitem as situações para relembrar cores, números, alfabeto, formas geométricas, animais, alimentos, roupas, entre outros assuntos já abordados em nossas aulas. Como exemplo, o DOMINÓ poderá ser jogado em Português e Inglês, desafiando a criança a criar novas estratégias e jogos com o mesmo objeto.