4º ANO

Marília, 19 de março de 2020

Prezados pais ou responsáveis,

Em virtude da paralisação que ocorrerá a partir do dia 23 de março, estamos enviando algumas sugestões de atividades para que seu (sua) filho(a) possa dar continuidade ao processo de aprendizagem.

Não se preocupem, pois são somente atividades de apoio que contribuirão para o bom retorno às aulas.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 

Leia o livro “Bisa Bia e Bisa Bel” (sugestão: leia um capítulo por dia): Faça um resumo sobre o livro, escolha uma cena, faça um desenho e aproveite para estudar separação de sílabas e sílaba tônica;

Em revistas ou jornais, procure e recorte 5 palavras escritas que terminam com OSO ou OSA, substantivo, adjetivo e verbos;

Que tal escrever um texto de aventura? E chamar a família para participar deste momento?

Assista o filme: “As aventuras do avião vermelho” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l4UaoSgbZ5E

 

MATEMÁTICA

Que tal treinar as horas?

http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/

Lembre-se que: Ponteiro Grande indica as horas

                            Ponteiro pequeno indica os minutos

Vamos relembrar a tabuada?

http://www.escolagames.com.br/jogos/mestreDaTabuada/

Já pensou em desafiar o tempo? E o melhor...Ser o campeão?

https://rachacuca.com.br/jogos/calculando/

Sólidos geométricos para crianças

https://www.youtube.com/watch?v=_gEm11EDh5U

Aprenda a somar fácil

https://www.youtube.com/watch?v=veJKXAMouCo

 

CIÊNCIAS

Leia na apostila p. 269 e pesquise qual a função das embalagens de alimentos e rótulos.

Estudo do Módulo 2 – p. 261 até 269.

Faça a leitura das páginas acima e com suas palavras transcreva o que for mais importante para você.

Estudo prévio (não realizar as atividades)

Leitura do Módulo 3: “A conservação dos alimentos”p. 270 até 277

Leia e grife com marca texto o que você acha importante ou quais as dúvidas para o momento do nosso estudo.

Estudo prévio (não realizar as atividades)

Leitura do Módulo 4: “Higiene e segurança alimentar”p. 278 até 282

Leia e grife com marca texto o que você acha importante ou quais as dúvidas para o momento do nosso estudo.

 

HISTÓRIA

Vamos aprofundar sobre os povos tupi-guarani;

Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=X9Dc3NqziLI

Pesquise sobre o museu de paleontologia de Marília no site : https://www.marilia.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/3956/museu-de-paleontologia-de-marilia-completa-10-anos-de-existencia/

Relate o que mais chamou sua atenção.

Vamos conhecer sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara?

https://www.youtube.com/watch?v=O0PVsYI3Cso

https://www.itaucultural.org.br/projetos/arqueologia/

 

GEOGRAFIA

Acesse o site https://www.todamateria.com.br/distrito-federal/

Leia o texto e com suas palavras relate os dados gerais (sigla, capital, data de aniversário, quais as principais economias e clima), após faça uma ilustração da bandeira de Brasília. 

                                                                                                                             

Vamos treinar as capitais e estados?

Acesse o link https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/24/capitais-dos-estados-do-brasil/

Vamos relembrar o mapa do Brasil?

Acesse o site https://rachacuca.com.br/passatempos/x-tudo/6/capitais-do-brasil/

 

ARTE

Busquem revistas em casa e recortem animais, estampas de bichos, braços e pernas de pessoas e usem a imaginação para criar seres que não existem. Misturem os animais, as estampas e partes do corpo em suas criações. A ideia é usar a imaginação!

Apropriem-se de diferentes técnicas e materiais para criarem seres fantásticos em suas produções.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

DESCUBRA COMO SÃO ESCOLHIDOS OS ESPORTES DOS JOGOS OLÍMPICOS;

https://impulsiona.org.br/como-sao-escolhidos-esportes-olimpicos/

PROJETO APRESENTA ESPORTES OLÍMPICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO;

https://g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/projeto-apresenta-esportes-olimpicos-a-criancas-de-escolas-publicas-do-rio-de-janeiro-4383723.ghtml

ESPORTE EDUCAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=J6INIfgVveM

CURIOSIDADES: GAROTA DE 5 ANOS QUE VIRALIZOU IMITANDO GINASTA GANHA UNIFORME E QUER COMEÇAR NO ESPORTE

https://globoesporte.globo.com/pe/noticia/garota-de-5-anos-que-viralizou-imitando-ginasta-ganha-uniforme-e-quer-comecar-no-esporte.ghtml

 

INGLÊS

Para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, os professores sugerem que atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, além de sites e jogos online (sempre supervisionados por um responsável). Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site da National Geographic Learning que utilizamos em nossas aulas:

Site a ser visitado: myngconnect.com

Escolha a opção: for students
Login: owstudent2
Password: natgeo

Também sugerimos que jogos sejam desenvolvidos com as crianças e que aproveitem as situações para relembrar cores, números, alfabeto, formas geométricas, animais, alimentos, roupas, entre outros assuntos já abordados em nossas aulas. Como exemplo, o DOMINÓ poderá ser jogado em Português e Inglês, desafiando a criança a criar novas estratégias e jogos com o mesmo objeto.