Pré-Vestibular

Marília, 20 de março de 2020

Queridos alunos, pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os conteúdos trabalhados até o momento, revisando-os e consolidando os conhecimentos.

Manter a rotina de estudos e atividades pedagógicas é essencial para que o processo de aprendizagem continue. Por isso, pedimos que sigam as recomendações dos professores, listadas abaixo, além de acessarem a plataforma Plurall, aproveitando as ferramentas de estudo disponibilizadas.

 

PROFESSOR ELDER - SOCIOLOGIA

 

PROFESSORA JOYCE – HISTÓRIA DA ARTE

Leia o seu livro de teoria (nós já começamos o capítulo 4) ele é sobre a Alta Idade Média. Grife tudo o que julgar importante e também faça algumas anotações pontuando:

- as principais características da civilização feudal (organize assim: sociedade, economia, cultura)

- destaque o papel das mulheres

- a produção artística da época (Arte Românica) relacionada ao desenvolvimento do poder a Igreja Católica

No capítulo 5 temos a Baixa Idade Média.​

Foque nas diferenças com relação à Alta e também nos motivos para a crise do feudalismo.

Não se esqueça do crescimento das cidades e do comércio e também da Arte Gótica e seus simbolismos.

Faça os exercícios e tire suas dúvidas através das plataformas do Plurall.​

Mantenha uma rotina de estudos num ambiente tranquilo e busque dividir o seu tempo entre as disciplinas.​

  

PROFESSOR LEANDRO – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Até o momento, passamos por aulas que mostraram os aspectos gerais da construção textual. Diante disso, é interessante verificar a teoria dos capítulos estudados e alguns exercícios que o material disponibiliza para aprofundamento.

Além disso, o Plurall disponibiliza todas as aulas (exercícios e teorias). Plurall > Dúvidas e materiais > Material didático > escolha o caderno que deseja visitar > escolha o capítulo (retomar e prosseguir). Lá, vocês encontrarão exercícios e uma representação objetiva da aula por meio de um vídeo. Vale a pena conferir.

Ademais, assistir a bons filmes, ler, também, vai ajudar a criar repertório, já que a interpretação está vinculada a conhecimento de mundo quando se trata de compreensão, matéria estudada na aula 2 (Os dois níveis de leitura).

O importante mesmo é aproveitar esse tempo para entrar em contato com algo produtivo, usar a tecnologia a favor disso.

 

PROFESSOR SILVIO – MATEMÁTICA 2 e 3

Vocês podem terminar a apostila 2 - os assuntos são de revisão sobre teorema de tales, semelhança de triângulos e porcentagem. Postarei as resoluções dos exercícios da apostila de aula.

 

PROFESSOR GIBA – HISTÓRIA BRASIL/GERAL

  • Faça os exercícios das aulas que trabalhamos;

  • Monte resumos e mapas mentais sobre os assuntos de História (caso tenha dúvidas, peça a orientação);

  • Estarei, espontaneamente, atendendo os meus alunos para tirar dúvidas das 10h às 12h30, via WhatsApp e Skype de segunda a sexta (somente dúvidas).

  • Estarei postando videoaulas na plataforma Plurall (Anglo) e na plataforma Youtube, sobre os principais assuntos para o vestibular;

  • Também será postado exercícios, dicas e orientações na plataforma, Plurall (estejam atentos para as propostas de estudo que serão postadas).

 

PROFESSOR HÉLIO BATATA – QUÍMICA 1

Apostila 2 trabalha integralmente com gases, reveja os conceitos iniciais passados e avance no tema com ajuda do Plurall usando as vídeo aulas que eles oferecem, Equação de estado dos gases ideais e Misturas gasosas.

 

PROFESSOR PAULO – FÍSICA

  • Colocar as tarefas sugeridas pelo material Anglo em dia.

  • Fazer download e ver com carinho todas as aulas da apostila 2, que já foram enviadas ao e-mail da sala (formato ppt) e ao grupo do Whatsapp (formato pdf).

 

PROFESSOR CAETANO – BIOLOGIA 1

- Fixar bem os conceitos de ácidos nucleicos (DNA e RNA), já estudado nas aulas anteriores

- Estudar bem as características da duplicação do DNA, também já vista nas últimas aulas.

- Aulas 11 e 12- Ácidos nucleicos- Transcrição DNA faz RNA

Entender as diferenças entre duplicação e transcrição.

Fixar quais são os 3 tipos de RNAs e suas respectivas funções.

- Estudar o processamento do RNA em  eucariontes (SPLICING), sua importância.

- SPLICING alternativo ( Um gene pode conter informação para produção de mais de um tipo de proteína )

Aulas: 13 e 14 (ácidos nucleicos: Código genético e síntese proteica ( tradução= RNA fabrica proteína )

- Estudar as características do processo de tradução que se trata da materialização da síntese de proteínas baseada na informação contidas no DNA.

- Entender o que é: códons de DNA, códons de RNA e anti-códons.

- Entender o que significa quando se diz que o código genético é degenerado.

Estou enviando alguns links de aulas para facilitar a compreensão de vocês nos estudos.

https://youtu.be/hvKWk4jEGmY

https://youtu.be/BkQXUSmi0Wk

https://youtu.be/cFVkLot3zVw

https://youtu.be/ywMYH1D8OTc

 

PROFESSORA DANI – INGLÊS

Hello dear students,

I hope you're keeping yourself safe and well.

Sugiro que aproveitem o momento para leituras em família, atividades de jogos de tabuleiro, filmes e vídeos educativos entre outras atividades em Português e Inglês.

  • Estudo da sessão TEXT COMPREHENSION da apostila ANGLO (a partir da página 166 em diante);

  • Leituras de artigos e textos em sites de notícias como BBC, CNN, THE WASHINGTON POST, por exemplo;

  • breakingnewsenglish.com  (Notícias atualizadas em inglês, com exercícios);

  • Séries e filmes na Netflix com áudio e ou legendas em inglês;

  • Podcasts no Spotify em Inglês (curiosidades em geral) e Learn English through listening (dicas de inglês);

  • Escute músicas em Inglês, acompanhe a letra e cante! Para praticar acesse - www.lyricstraining.com;

  • Sempre procure pelo significado de palavras novas.

 

PROFESSOR LEANDRO MULLER – BIOLOGIA

 

No PLURALL

Aula dada, aula estudada

- Assistir as aulas 9 e 10 – Poluição ambiental – tarefa complementar e tarefa desafio.

- Assistir a aula 11 – Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica.
- tarefa complementar e tarefa desafio.

HAC (Habilidades de alta complexidade)

- Atividade 3 – ex. 1.
- Atividade 7 – exs. 1, 2, 3, 4 e extra.
- Atividade 8 – ex. 4.
- Atividade 9 – ex. 3.

Assistir aos vídeos referentes às atividades.

Segue o link da aula sobre poluição ambiental.

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxwHMPlMCHkbWtRGJBtBVRBMGnPB?projector=1&messagePartId=0.1

                                                                                 

                                                                                

PROFESSOR GUILHERME – QUÍMICA

Nossos canais continuam os mesmos, além do grupo de whats:

maximum.pro.br
guilherme@cristorei.com.br

Para desenvolver e fixar nossos próximos assuntos, todos da apostila 2, recomendo especialmente os exercícios / páginas:

 

  • Geometria e polaridade moleculares, para os 3os

3 / 579

3 / 582

7 / 586

 

PROFESSOR GABRIEL – FILOSOFIA

1 – Releitura e fichamento dos textos trabalhados em aula:

Aula 1 – Introdução à Filosofia

Aula 2 – Filosofia grega I

Aula 3 – Filosofia grega II

2 – Revisão dos slides

3 – Indicação de filmes, documentários e séries:

Filmes:

A Odisseia, direção: Andrey Konchalovsky

Matrix, direção: Lilly e Lana Wachowski

Tróia, direção: Wolfgang Petersen

Sócrates, direção: Roberto Rosselini

O show de Truman, direção: Peter Weir

Documentários:

Cosmos, série dirigida por Carl Sagan (link do primeiro episódio : https://www.youtube.com/watch?v=0jMOACMdgpo )

Filosofia Pré-socrática e a sabedoria da antiguidade (link do documentário:  https://www.youtube.com/watch?v=-16GwiG8f6Q)

Texto complementar:

História da Filosofia – Filosofia pagã antiga, Giovanni Reale e Dario Antiseti (pdf no e-mail da turma)

Capítulos:

1 – As origens do pensamento ocidental

2 – A fundação do pensamento filosófico

3 – A descoberta do homem

 

PROFESSOR ERNALDO – GRAMÁTICA

1. Aprofundar no HAC 1 o estudo de ANÁLISE LINGUÍSTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO.

1.1 Perceber que um mesmo fenômeno linguístico sendo analisado sob diferentes perspectivas; 

Que a Gramática se ocupa das formas linguísticas e que Análises gramaticais, semânticas e discursivas não são excludentes; pelo contrário: identificar pontos de interseção entre os diferentes campos de análise revela a complexidade desse sistema simbólico chamado língua.

1.2 O HAC  1 traz também encaminhamentos sobre a Concepção de Linguagem e o uso das Palavras como é visto pela Unesp, Enem, Fuvest, Unicamp, Uel entre outros.

1.2 - No HAC 1, Verificar principalmente nas páginas 12 - COMPREENSÃO DA REALIDADE -   e página 16: INFERÊNCIA E SIGNIFICADO. Procure avançar nesse entendimento, seja um perito nisso: identificar os recursos argumentativos explorados pelo autor e como os elementos linguísticos contribuem para isso. A ESCOLHA da palavras está a serviço da visão de mundo do autor, então capacitar-se em verificar CADA palavra que o autor reuniu para defender sua ideia no texto.

1.3 - No PLURAL, RETOMAR as dúvidas que os alunos tiveram nos relativos exercícios. É um método de estudo eficiente, pois se você – aluno -  não teve dúvida, pode aprender mais com a dúvida do outro e com a resposta oferecida.

1.4- Retomar do SIMULADO o conteúdo daquele exercício, cuja resposta lhe foi estranha. Busque novos exercícios sobre esse Comando/Conteúdo.

1.5 - Retomar PROVAS do VESTIBULAR ESCOLHIDO e buscar exercício que já dialogue com o Material Anglo…APOSTILA/CADERNO TEXTO/ CADERNO DE ESTUDO....

1.6 – CADERNO DE ESTUDO:  LER A PARTE TEÓRICA, GRIFANDO e COMPARANDO COM O QUE APRENDEU DURANTE AS AULAS.

 

PROFESSOR ZÉ VALTER – MATEMÁTICA 1

CADERNO 02

AULAS 11 – 12 TEORIA JÁ FOI VISTA.  PODEM TERMINAR OS EXERCÍCIOS DAS AULAS.

AULAS 13 – 14 OLHAR A TEORIA E RESOLVER OS EXERCÍCIOS DE AULA.

QUANTO AS TAREFAS MÍNIMAS, COMPLEMENTARES E DESAFIOS: É POSSÍVEL FAZER OS EXERCÍCIOS DOS CAPÍTULOS 6 – 7 – 8

 

PROFESSOR BRUNÃO – REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES DE REDAÇÃO PARA A ÉPOCA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

  • 1

TEMA ESTILO VUNESP: CORRUPÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL: REFLEXO DA SOCIEDADE BRASILEIRA?

TEMA ESTILO ENEM: CAMINHOS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA BRASILEIRAS

REPERTÓRIOS:

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO “DEMOCRACIA EM VERTIGEM”:

Acesso pelo Netflix

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO A HISTÓRIA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL:

https://www.youtube.com/watch?v=FukG1hkL-fU

Obs.: As Propostas estão postadas nos grupos de WhatssApp, com vídeo explicativo.

  • 2

TEMA ESTILO VUNESP: O AUMENTO DOS CASOS DE HIV ENTRE OS JOVENS: RESPONSABILIDADE DO GOVERNO OU DA FAMÍLIA?

TEMA ESTILO ENEM: CAMINHOS PARA COMBATER O AUMENTO DE INFECTADOS POR HIV NO BRASIL

REPERTÓRIOS:

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO “DEU POSITIVO”:

 https://www.youtube.com/watch?v=wrz1DFGtoys

ASSISTA A UM DIÁLOGO ENTRE 2 PESQUISADORES DA UNB SOBRE O TEMA:https://www.youtube.com/watch?v=V9WQEghcFZ8

Obs.: As Propostas estão postadas nos grupos de WhatssApp, com vídeo explicativo.

 

PROFESSOR FABIANO – GEOGRAFIA

 3º A e B

Leituras - Terceirão Alfa (livro texto):

  • “Orientação e Cartografia” – cap. 02 – pág. 234 a 242

  • “Movimento da Terra ” – cap. 03 – pág. 243 a 245

  • “Fusos Horários” – cáp. 04 – pág. 246 a 249

  • “Terra: evolução e estrutura interna” – cáp. 07 – pág. 256 a 258

  • “Terra: rocha e estrutura geológica” – cáp. 08 – pág. 259 a 261

 EXERCÍCIOS:

  • Pág. 436 (01)

  • Pág. 437 (02, 03, 04, 05)

  • Pág. 438 (06, 07, 08, 09, 10)

  • Pág. 439 ( 11, 12, 13, 14)

  • Pág. 440 (15, 16)

  • Pág. 443 (01)

  • Pág. 446 (01, 02, 03, 04)

  • Pág. 459 ( 01, 02)

  • Pág. 460 ( 03, 04, 05)

  • Pág 462 (04, 05, 06, 07)

 

PROFESSOR CARLÃO – GEOGRAFIA

  • Revisar o conteúdo dado em aula no caderno

  • Elaborar textos caracterizando as principais linhas de pensamento geográfico: tradicional, teorético-quantitativa, crítica, humanística.

  • Revisar os conteúdos acerca da formação do espaço econômico brasileiro

  • Assistir os vídeos postados regularmente pelo professor

  • Fazer os exercícios da apostila e do Plurall referentes às aulas dadas

  • Manter contato com o professor via redes sociais para tirar duvidas

 

PROFESSOR DANIEL – LITERATURA

Não podemos perder nosso ritmo de estudos, nosso contato com a disciplina. E nesse momento de isolamento domiciliar se faz necessária e oportuna a atividade da leitura!

Peço que iniciem as leituras das obras referentes ao vestibular que irão prestar

O colégio disponibiliza todas as obras da Fuvest e Unicamp e mais alguns vestibulares. Caso estejam todos emprestados, vocês podem acessá-los no site do domínio público e baixa-los em PDF (Não constam todos mas o acervo é imenso, há muitas obras! Explorem!)

Segue a lista de livros para se organizarem quanto às leituras!

Se forem prestar um vestibular que não exige listas (Famema, Enem, Vunesp, etc.), escolham uma leitura do interesse de vocês. O importante é permanecer em contato com a leitura.

Ademais, resolvam os exercícios testes da apostila referentes aos assuntos já vistos: Conotação x Denotação, Trovadorismo, Humanismo, Classicismo!

Professor Daniel

OBS.: TABELA DE Listas de livros Vestibular 2021, POATADA NOS GRUPOS WHATSSAPP DAS SALAS

 Lista de livros 2021

 UEL
A palavra algo - Luci Collin
Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
Casa de pensão - Aluísio Azevedo
Clara dos Anjos - Lima Barreto
Contos novos - Mário de Andrade
'Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri
Histórias que os jornais não contam - Moacyr Scliar
O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa
Poemas escolhidos de Gregório de Matos – G. de Matos
Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus

 

UEM

Carlos Drummond de Andrade: Antologia poética
Mário de Andrade: Contos novos
Milton Hatoum: Dois irmãos
Augusto dos Anjos: Eu e outras poesias
Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas
Clarice Lispector: A legião estrangeira
Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo
Gianfrancesco Guarnieri: Eles não usam black-tie
Luci Collin: A palavra algo
Álvares de Azevedo: Melhores poemas

 

PROFESSOR BATATINHA – BIOLOGIA

Sempre gostei e acreditei em bons resumos e esquemas para a memorização de tantos detalhes, talvez funcione com vocês também. 

Proponho que listem doenças protooses, bacterianas, por vírus, viróides e virosóides é a moda agora.