1º ano

Marília, 19 de março de 2020

Queridos pais,

Para que as crianças do 1º ano não se distanciem totalmente das atividades pedagógicas neste período de paralisação, orientamos que as famílias promovam em casa, diariamente, momentos que favoreçam o desenvolvimento.

Esta ação é essencial, principalmente por se tratar de um ano em que se inicia a alfabetização.

Para a faixa etária de sua criança, sugerimos realizar:

  • Brincadeiras que envolvam o movimento do corpo: pular corda, amarelinha, estátua e mímica, bola, subir e descer de objetos, agachar e saltar, deitar e levantar, levantar e transportar objetos (são formas de exercício físico que despertam interesse e podem contribuir com a manutenção do nível de atividade física das crianças). Também sugerimos que pesquisem vídeos com ideias adequadas para a faixa etária, como https://youtu.be/5XdsbJo7vbA.

  • Desenhos livres e dirigidos (os desenhos podem ser trabalhados a partir de histórias, músicas, observações da natureza, observações de objetos, das cores ou até de si mesmo diante de um espelho);

  • Pinturas com materiais diversificados ou atividades artísticas: recorte e colagem de figuras que iniciam com a mesma letra do seu nome;

  • Músicas para cantar e dançar: músicas dos grupos “Palavra Cantada”, “Barbatuques”, “Tiquequê” e Vídeo “As letras falam”;

  • Leituras (feitas por um adulto) de livros de literatura infantil (livros que possuem em casa ou de plataformas digitais);

  • Acesso a sites educativos: “escolagames”;

  • Manuseio e brincadeiras com as letras móveis: montar o alfabeto, o próprio nome, o nome de familiares, nome de frutas e cores;

  • Brincar em família com o Jogo do Menteinovadora: Procurando Dodô (enviado anteriormente);

  • Manuseio das Barras Cuisenaire (montar a escala, observar/constatar as quantidades a partir da barra branca, montar figuras);

  • Jogos Diversos (bingo de letras e números, tabuleiro, dominó, varetas, jogo da memória e cara a cara);

  • Revistinhas tipo “Passatempo”;

  • Orientamos que jogos e situações cotidianas sejam aproveitadas para relembrar cores, números, alfabeto, formas geométricas e animais, que são assuntos já abordados em nossas aulas de Inglês. Como exemplo, o DOMINÓ poderá ser jogado em Português e Inglês, desafiando a criança a criar novas estratégias e jogos com o mesmo objeto.

Seguem sugestões para manter o contato com o idioma:

Músicas e desenhos animados (Canais do Youtube)

  • Bounce Patrol 

  • Super simple songs/learning

  • Jack Hatmam (Kids Music Channel)

 Livros e sites:

                   Username: mywow3
                   Password: natgeo

Jogos