3ª série do Ensino Médio

Marília, 20 de março de 2020

Queridos alunos, pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os conteúdos trabalhados até o momento, revisando-os e consolidando os conhecimentos.

Manter a rotina de estudos e atividades pedagógicas é essencial para que o processo de aprendizagem continue. Por isso, pedimos que sigam as recomendações dos professores, listadas abaixo, além de acessarem a plataforma Plurall, aproveitando as ferramentas de estudo disponibilizadas.

 

PROFESSOR ELDER - SOCIOLOGIA

 

PROFESSORA JOYCE – HISTÓRIA DA ARTE

Leia o seu livro de teoria (nós já começamos o capítulo 4) ele é sobre a Alta Idade Média. Grife tudo o que julgar importante e também faça algumas anotações pontuando:

- as principais características da civilização feudal (organize assim: sociedade, economia, cultura)

- destaque o papel das mulheres

- a produção artística da época (Arte Românica) relacionada ao desenvolvimento do poder a Igreja Católica

No capítulo 5 temos a Baixa Idade Média.​

Foque nas diferenças com relação à Alta e também nos motivos para a crise do feudalismo.

Não se esqueça do crescimento das cidades e do comércio e também da Arte Gótica e seus simbolismos.

Faça os exercícios e tire suas dúvidas através das plataformas do Plurall.​

Mantenha uma rotina de estudos num ambiente tranquilo e busque dividir o seu tempo entre as disciplinas.​

  

PROFESSOR LEANDRO – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Até o momento, passamos por aulas que mostraram os aspectos gerais da construção textual. Diante disso, é interessante verificar a teoria dos capítulos estudados e alguns exercícios que o material disponibiliza para aprofundamento.

Além disso, o Plurall disponibiliza todas as aulas (exercícios e teorias). Plurall > Dúvidas e materiais > Material didático > escolha o caderno que deseja visitar > escolha o capítulo (retomar e prosseguir). Lá, vocês encontrarão exercícios e uma representação objetiva da aula por meio de um vídeo. Vale a pena conferir.

Ademais, assistir a bons filmes, ler, também, vai ajudar a criar repertório, já que a interpretação está vinculada a conhecimento de mundo quando se trata de compreensão, matéria estudada na aula 2 (Os dois níveis de leitura).

O importante mesmo é aproveitar esse tempo para entrar em contato com algo produtivo, usar a tecnologia a favor disso.

 

PROFESSOR SILVIO – MATEMÁTICA 2 e 3

Vocês podem terminar a apostila 2 - os assuntos são de revisão sobre teorema de tales, semelhança de triângulos e porcentagem. Postarei as resoluções dos exercícios da apostila de aula.

 

PROFESSOR GIBA – HISTÓRIA BRASIL/GERAL

  • Faça os exercícios das aulas que trabalhamos;

  • Monte resumos e mapas mentais sobre os assuntos de História (caso tenha dúvidas, peça a orientação);

  • Estarei, espontaneamente, atendendo os meus alunos para tirar dúvidas das 10h às 12h30, via WhatsApp e Skype de segunda a sexta (somente dúvidas).

  • Estarei postando videoaulas na plataforma Plurall (Anglo) e na plataforma Youtube, sobre os principais assuntos para o vestibular;

  • Também será postado exercícios, dicas e orientações na plataforma, Plurall (estejam atentos para as propostas de estudo que serão postadas).

 

PROFESSOR HÉLIO BATATA – QUÍMICA 1

Apostila 2 trabalha integralmente com gases, reveja os conceitos iniciais passados e avance no tema com ajuda do Plurall usando as vídeo aulas que eles oferecem, Equação de estado dos gases ideais e Misturas gasosas.

 

PROFESSOR PAULO – FÍSICA

  • Colocar as tarefas sugeridas pelo material Anglo em dia.

  • Fazer download e ver com carinho todas as aulas da apostila 2, que já foram enviadas ao e-mail da sala (formato ppt) e ao grupo do Whatsapp (formato pdf).

 

PROFESSOR CAETANO – BIOLOGIA 1

- Fixar bem os conceitos de ácidos nucleicos (DNA e RNA), já estudado nas aulas anteriores

- Estudar bem as características da duplicação do DNA, também já vista nas últimas aulas.

- Aulas 11 e 12- Ácidos nucleicos- Transcrição DNA faz RNA

Entender as diferenças entre duplicação e transcrição.

Fixar quais são os 3 tipos de RNAs e suas respectivas funções.

- Estudar o processamento do RNA em  eucariontes (SPLICING), sua importância.

- SPLICING alternativo ( Um gene pode conter informação para produção de mais de um tipo de proteína )

Aulas: 13 e 14 (ácidos nucleicos: Código genético e síntese proteica ( tradução= RNA fabrica proteína )

- Estudar as características do processo de tradução que se trata da materialização da síntese de proteínas baseada na informação contidas no DNA.

- Entender o que é: códons de DNA, códons de RNA e anti-códons.

- Entender o que significa quando se diz que o código genético é degenerado.

Estou enviando alguns links de aulas para facilitar a compreensão de vocês nos estudos.

https://youtu.be/hvKWk4jEGmY

https://youtu.be/BkQXUSmi0Wk

https://youtu.be/cFVkLot3zVw

https://youtu.be/ywMYH1D8OTc

 

PROFESSORA DANI – INGLÊS

Hello dear students,

I hope you're keeping yourself safe and well.

Sugiro que aproveitem o momento para leituras em família, atividades de jogos de tabuleiro, filmes e vídeos educativos entre outras atividades em Português e Inglês.

  • Estudo da sessão TEXT COMPREHENSION da apostila ANGLO (a partir da página 166 em diante);

  • Leituras de artigos e textos em sites de notícias como BBC, CNN, THE WASHINGTON POST, por exemplo;

  • breakingnewsenglish.com  (Notícias atualizadas em inglês, com exercícios);

  • Séries e filmes na Netflix com áudio e ou legendas em inglês;

  • Podcasts no Spotify em Inglês (curiosidades em geral) e Learn English through listening (dicas de inglês);

  • Escute músicas em Inglês, acompanhe a letra e cante! Para praticar acesse - www.lyricstraining.com;

  • Sempre procure pelo significado de palavras novas.

 

PROFESSOR LEANDRO MULLER – BIOLOGIA

 

No PLURALL

Aula dada, aula estudada

- Assistir as aulas 9 e 10 – Poluição ambiental – tarefa complementar e tarefa desafio.

- Assistir a aula 11 – Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica.
- tarefa complementar e tarefa desafio.

HAC (Habilidades de alta complexidade)

- Atividade 3 – ex. 1.
- Atividade 7 – exs. 1, 2, 3, 4 e extra.
- Atividade 8 – ex. 4.
- Atividade 9 – ex. 3.

Assistir aos vídeos referentes às atividades.

Segue o link da aula sobre poluição ambiental.

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxwHMPlMCHkbWtRGJBtBVRBMGnPB?projector=1&messagePartId=0.1

                                                                                 

                                                                                

PROFESSOR GUILHERME – QUÍMICA

Nossos canais continuam os mesmos, além do grupo de whats:

maximum.pro.br
guilherme@cristorei.com.br

Para desenvolver e fixar nossos próximos assuntos, todos da apostila 2, recomendo especialmente os exercícios / páginas:

 

  • Geometria e polaridade moleculares, para os 3os

3 / 579

3 / 582

7 / 586

 

PROFESSOR GABRIEL – FILOSOFIA

1 – Releitura e fichamento dos textos trabalhados em aula:

Aula 1 – Introdução à Filosofia

Aula 2 – Filosofia grega I

Aula 3 – Filosofia grega II

2 – Revisão dos slides

3 – Indicação de filmes, documentários e séries:

Filmes:

A Odisseia, direção: Andrey Konchalovsky

Matrix, direção: Lilly e Lana Wachowski

Tróia, direção: Wolfgang Petersen

Sócrates, direção: Roberto Rosselini

O show de Truman, direção: Peter Weir

Documentários:

Cosmos, série dirigida por Carl Sagan (link do primeiro episódio : https://www.youtube.com/watch?v=0jMOACMdgpo )

Filosofia Pré-socrática e a sabedoria da antiguidade (link do documentário:  https://www.youtube.com/watch?v=-16GwiG8f6Q)

Texto complementar:

História da Filosofia – Filosofia pagã antiga, Giovanni Reale e Dario Antiseti (pdf no e-mail da turma)

Capítulos:

1 – As origens do pensamento ocidental

2 – A fundação do pensamento filosófico

3 – A descoberta do homem

 

PROFESSOR ERNALDO – GRAMÁTICA

1. Aprofundar no HAC 1 o estudo de ANÁLISE LINGUÍSTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO.

1.1 Perceber que um mesmo fenômeno linguístico sendo analisado sob diferentes perspectivas; 

Que a Gramática se ocupa das formas linguísticas e que Análises gramaticais, semânticas e discursivas não são excludentes; pelo contrário: identificar pontos de interseção entre os diferentes campos de análise revela a complexidade desse sistema simbólico chamado língua.

1.2 O HAC  1 traz também encaminhamentos sobre a Concepção de Linguagem e o uso das Palavras como é visto pela Unesp, Enem, Fuvest, Unicamp, Uel entre outros.

1.2 - No HAC 1, Verificar principalmente nas páginas 12 - COMPREENSÃO DA REALIDADE -   e página 16: INFERÊNCIA E SIGNIFICADO. Procure avançar nesse entendimento, seja um perito nisso: identificar os recursos argumentativos explorados pelo autor e como os elementos linguísticos contribuem para isso. A ESCOLHA da palavras está a serviço da visão de mundo do autor, então capacitar-se em verificar CADA palavra que o autor reuniu para defender sua ideia no texto.

1.3 - No PLURAL, RETOMAR as dúvidas que os alunos tiveram nos relativos exercícios. É um método de estudo eficiente, pois se você – aluno -  não teve dúvida, pode aprender mais com a dúvida do outro e com a resposta oferecida.

1.4- Retomar do SIMULADO o conteúdo daquele exercício, cuja resposta lhe foi estranha. Busque novos exercícios sobre esse Comando/Conteúdo.

1.5 - Retomar PROVAS do VESTIBULAR ESCOLHIDO e buscar exercício que já dialogue com o Material Anglo…APOSTILA/CADERNO TEXTO/ CADERNO DE ESTUDO....

1.6 – CADERNO DE ESTUDO:  LER A PARTE TEÓRICA, GRIFANDO e COMPARANDO COM O QUE APRENDEU DURANTE AS AULAS.

 

PROFESSOR ZÉ VALTER – MATEMÁTICA 1

CADERNO 02

AULAS 11 – 12 TEORIA JÁ FOI VISTA.  PODEM TERMINAR OS EXERCÍCIOS DAS AULAS.

AULAS 13 – 14 OLHAR A TEORIA E RESOLVER OS EXERCÍCIOS DE AULA.

QUANTO AS TAREFAS MÍNIMAS, COMPLEMENTARES E DESAFIOS: É POSSÍVEL FAZER OS EXERCÍCIOS DOS CAPÍTULOS 6 – 7 – 8

 

PROFESSOR BRUNÃO – REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES DE REDAÇÃO PARA A ÉPOCA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

  • 1

TEMA ESTILO VUNESP: CORRUPÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL: REFLEXO DA SOCIEDADE BRASILEIRA?

TEMA ESTILO ENEM: CAMINHOS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA BRASILEIRAS

REPERTÓRIOS:

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO “DEMOCRACIA EM VERTIGEM”:

Acesso pelo Netflix

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO A HISTÓRIA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL:

https://www.youtube.com/watch?v=FukG1hkL-fU

Obs.: As Propostas estão postadas nos grupos de WhatssApp, com vídeo explicativo.

  • 2

TEMA ESTILO VUNESP: O AUMENTO DOS CASOS DE HIV ENTRE OS JOVENS: RESPONSABILIDADE DO GOVERNO OU DA FAMÍLIA?

TEMA ESTILO ENEM: CAMINHOS PARA COMBATER O AUMENTO DE INFECTADOS POR HIV NO BRASIL

REPERTÓRIOS:

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO “DEU POSITIVO”:

 https://www.youtube.com/watch?v=wrz1DFGtoys

ASSISTA A UM DIÁLOGO ENTRE 2 PESQUISADORES DA UNB SOBRE O TEMA:https://www.youtube.com/watch?v=V9WQEghcFZ8

Obs.: As Propostas estão postadas nos grupos de WhatssApp, com vídeo explicativo.

 

PROFESSOR FABIANO – GEOGRAFIA

 3º A e B

Leituras - Terceirão Alfa (livro texto):

  • “Orientação e Cartografia” – cap. 02 – pág. 234 a 242

  • “Movimento da Terra ” – cap. 03 – pág. 243 a 245

  • “Fusos Horários” – cáp. 04 – pág. 246 a 249

  • “Terra: evolução e estrutura interna” – cáp. 07 – pág. 256 a 258

  • “Terra: rocha e estrutura geológica” – cáp. 08 – pág. 259 a 261

 EXERCÍCIOS:

  • Pág. 436 (01)

  • Pág. 437 (02, 03, 04, 05)

  • Pág. 438 (06, 07, 08, 09, 10)

  • Pág. 439 ( 11, 12, 13, 14)

  • Pág. 440 (15, 16)

  • Pág. 443 (01)

  • Pág. 446 (01, 02, 03, 04)

  • Pág. 459 ( 01, 02)

  • Pág. 460 ( 03, 04, 05)

  • Pág 462 (04, 05, 06, 07)

 

PROFESSOR CARLÃO – GEOGRAFIA

  • Revisar o conteúdo dado em aula no caderno

  • Elaborar textos caracterizando as principais linhas de pensamento geográfico: tradicional, teorético-quantitativa, crítica, humanística.

  • Revisar os conteúdos acerca da formação do espaço econômico brasileiro

  • Assistir os vídeos postados regularmente pelo professor

  • Fazer os exercícios da apostila e do Plurall referentes às aulas dadas

  • Manter contato com o professor via redes sociais para tirar duvidas

 

PROFESSOR DANIEL – LITERATURA

Não podemos perder nosso ritmo de estudos, nosso contato com a disciplina. E nesse momento de isolamento domiciliar se faz necessária e oportuna a atividade da leitura!

Peço que iniciem as leituras das obras referentes ao vestibular que irão prestar

O colégio disponibiliza todas as obras da Fuvest e Unicamp e mais alguns vestibulares. Caso estejam todos emprestados, vocês podem acessá-los no site do domínio público e baixa-los em PDF (Não constam todos mas o acervo é imenso, há muitas obras! Explorem!)

Segue a lista de livros para se organizarem quanto às leituras!

Se forem prestar um vestibular que não exige listas (Famema, Enem, Vunesp, etc.), escolham uma leitura do interesse de vocês. O importante é permanecer em contato com a leitura.

Ademais, resolvam os exercícios testes da apostila referentes aos assuntos já vistos: Conotação x Denotação, Trovadorismo, Humanismo, Classicismo!

Professor Daniel

OBS.: TABELA DE Listas de livros Vestibular 2021, POATADA NOS GRUPOS WHATSSAPP DAS SALAS

 Lista de livros 2021

 UEL
A palavra algo - Luci Collin
Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
Casa de pensão - Aluísio Azevedo
Clara dos Anjos - Lima Barreto
Contos novos - Mário de Andrade
'Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri
Histórias que os jornais não contam - Moacyr Scliar
O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa
Poemas escolhidos de Gregório de Matos – G. de Matos
Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus

 

UEM

Carlos Drummond de Andrade: Antologia poética
Mário de Andrade: Contos novos
Milton Hatoum: Dois irmãos
Augusto dos Anjos: Eu e outras poesias
Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas
Clarice Lispector: A legião estrangeira
Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo
Gianfrancesco Guarnieri: Eles não usam black-tie
Luci Collin: A palavra algo
Álvares de Azevedo: Melhores poemas

 

PROFESSOR BATATINHA – BIOLOGIA

Sempre gostei e acreditei em bons resumos e esquemas para a memorização de tantos detalhes, talvez funcione com vocês também. 

Proponho que listem doenças protooses, bacterianas, por vírus, viróides e virosóides é a moda agora.