INFANTIL II

Marília, 19 de março de 2020

Queridos pais,

Para que as crianças da Educação Infantil não se distanciem totalmente das atividades pedagógicas neste período de paralisação, orientamos que as famílias promovam em casa, diariamente, momentos que favoreçam o desenvolvimento.

Para a faixa etária de sua criança, sugerimos realizar:

  • Brincadeiras que envolvam o movimento do corpo: pular corda, amarelinha, estátua, mímica, esconde-esconde, bola, subir e descer de objetos, agachar e saltar, deitar e levantar, levantar e transportar objetos (são formas de exercício físico que despertam interesse e podem contribuir com a manutenção do nível de atividade física das crianças). Também sugerimos que pesquisem vídeos com ideias adequadas para a faixa etária, como https://youtu.be/5XdsbJo7vbA.

  • Brincadeiras de faz-de-conta: casinha, bonecas, super-heróis, fantasias;

  • Desenhos livres e dirigidos (a partir de histórias, músicas, etc.);

  • Pinturas com materiais diversificados ou atividades artísticas: com tinta guache, massinha, lápis de cor, canetinhas;

  • Músicas para cantar e dançar: CD Anglo, palavra cantada, grandes pequeninos e também sugerimos alguns links que mesclam canções que trabalhamos em aula ou outras que certamente trarão riqueza de timbres, ideias e conteúdos musicais ao repertório de cada criança.

Vira virou – Grupo Triii

Se eu fosse – Tiquequê

Hit percussivo – Barbatuques / Tum pá

Maria Sabida e João do Uia – Cristiane Velasco / Quintal da Cultura

  • Leituras (feitas por um adulto) de livros de literatura infantil;

  • Acesso a sites educativos: “escolagames”, “smartkids”, “ecokids”;

  • Manuseio e brincadeiras com as letras móveis: como a escrita do nome próprio e dos familiares (se necessário apresentar o modelo);

  • Brincar em família com o Jogo do Menteinovadora: Mindster (enviado anteriormente);

  • Coordenação motora fina: manuseio de tesoura para recorte e colagem de figuras, letras e números;

  • Jogos: Bingo de letras e números (um adulto irá falar uma letra ou número e a criança irá identificar ou grafar o que foi dito);

  • Para que os alunos mantenham o contato com a Língua Inglesa, orientamos que atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet sejam vivenciadas, sendo assim segue uma pequena lista de sugestões que pode ser utilizadas como referência:

Músicas e desenhos animados (Canais do Youtube):

  • Bounce Patrol 

  • Super simple songs/learning

  • Jack Hatmam (Kids Music Channel)

  • Cocomelon

  • The Kiboomers

  • Super Why

Livros e sites:

Jogos