2ª série do Ensino Médio

Marília, 20 de março de 2020

Queridos alunos, pais ou responsáveis,

Em virtude do período da suspensão temporária das aulas, elaboramos algumas orientações para que os alunos mantenham o contato com os conteúdos trabalhados até o momento, revisando-os e consolidando os conhecimentos.

 

Manter a rotina de estudos e atividades pedagógicas é essencial para que o processo de aprendizagem continue. Por isso, pedimos que sigam as recomendações dos professores, listadas abaixo, além de acessarem a plataforma Plurall, aproveitando as ferramentas de estudo disponibilizadas.

 

Gramática

Foi abordado, num primeiro momento, o assunto “Argumentação”, entrando em contato com as estratégias argumentativas, persuasivas do ponto de vista interpretativo. Sugiro que retomem a matéria (teoria) e aproveitem o tempo para resolver os exercícios complementares.

Uma sugestão de leitura: “A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção” de Antônio Suárez Abreu, para o entendimento mais teórico do tema.

Segue um link de apresentação do livro: https://designunip.files.wordpress.com/2011/08/a-arte-de-argumentar-antonio-suarez-abreu.pdf

 

Literatura

Pesquisar sobre as vanguardas artísticas europeias: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Surrealismo e Dadaísmo, para apresentação de trabalho, no retorno das aulas.

Exercícios e atividades propostas pelo sistema Anglo, no Plurall, referentes às aulas 1 a 8.

Leitura das obras propostas nos bimestres, indicadas pelos vestibulares das principais universidades: USP, Unesp, PUC, UEL, UEM etc.

Leitura de bons livros, de grandes autores nacionais e estrangeiros, que podem ser baixados no site domíniopublico.gov.br. Ex.: “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, “A metamorfose”, de Franz Kafka, “A mensageira das violetas”, de Florbela Espanca (poesia), as obras de Machado de Assis, de Fernando Pessoa etc.

 

Redação

Proposta 1

ASSISTA AO FILME “EXTRAORDINÁRIO” E LEIA A PROPOSTA ABAIXO COM ATENÇÃO. EM SEGUIDA, TENTE FAZER UM TEXTO DISSERTATIVO ESTILO ENEM (SEGUINDO AS INSTRUÇÕES APRENDIDAS EM SALA)

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A PRESENÇA DO BULLYING NAS ESCOLAS DO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Infelizmente, ela está em moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressões que são encontrados nas escolas de todo o mudo e que estão levando muitos estudantes a viverem situações verdadeiramente aterradoras.

O Bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais pessoas contra outro ou outros. Que pratica “bullying” o faz para impor seu poder sobre um indivíduo mais frágil por meio de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações e assim tê-lo sob seu completo domínio durante meses ou anos. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidatório o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-lo a consequências devastadoras como o suicídio.

Disponível em:  https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/109/o/2012_-_Alexandre_MALMANN_-_Disserta%C3%A7%C3%A3o_-FINALIZADA.pdf Acesso em 01/03/2020

Texto 2

Desde 2015 existe uma lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying.

Pelo texto aprovado, bullying é definido como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima.

O projeto determina que seja feita a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema, assim como a orientação de pais e familiares para identificar vítimas e agressores. Também estabelece que sejam realizadas campanhas educativas e fornecida assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. Segundo o texto, a punição dos agressores deve ser evitada “tanto quanto possível” em prol de alternativas que promovam a mudança de comportamento hostil.

Disponível em: [G1 Globo](http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/02/ lei-que-obriga-escolas-e-clubes-combaterem-bullying-entra-em-vigor.html) Acesso em 01/02/2020

Texto 3

Assim como na pesquisa de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte dos entrevistados relataram em 2015 terem praticado bullying mais do que sofreram com o problema, e isso não apenas na escola, mas em qualquer ambiente que frequentam. Meninas são menos provocadoras do que meninos: 15,6% das alunas disseram já ter praticado bullying, enquanto entre os meninos a proporção sobe para 24,2%. A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas (21,2% dos entrevistados disseram fazer bullying) do que na rede pública (19,5%).

Sofreram bullying com frequência 7,4% (194,6 mil) dos alunos do 9º ano, principalmente por causa da aparência física. A incidência das provocações é um pouco maior nas escolas públicas (7,6%) , se comparada as particulares (6,5%).

Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estudantes-dizem-mais-praticar-do-que-sofrer-bullying-mostra-ibge,10000072034 Acesso em 01/03/2020

Proposta 2

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO “HOLOCAUSTO BRASILEIRO” - QUE CONTA A TERRÍVEL HISTÓRIA DO HOSPITAL COLÔNIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS -  E PRODUZA UM TEXTO DE NO MÁXIMO 25 LINHAS APRESENTANDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO FILME.

O DOCUMENTÁRIO ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE

 

História

As sugestões para revisão e exercícios encontram-se no Blog do ENEM:

https://blogdoenem.com.br/unificacao-da-italia-e-alemanha-historia-enem/

Além disso, uma ótima oportunidade pra ficar em casa e ver alguns filmes conectados com a matéria são:

  • Mauá – O imperador e o Rei (Sérgio Rezende, 1999)

  • 1917 (Sam Mendes, 2019)

  • O Patriota (Roland Emmerich, 2000) – este último fala sobre o contexto dos Estados Unidos no século XIX.

 

Geografia

  • Sites sugeridos: 

  • Fundação Carlos Chagas – Banco de dados sobre o trabalho das mulheres. Disponível em: fcc.org.br/bdmulheres/ . Acesso em: fev. 2016. A Fundação Carlos Chagas é reconhecida por sua utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, e se dedica à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação no Brasil. Essa página leva a um banco de dados sobre o trabalho das mulheres no Brasil, com fotos e textos bastante ilustrativos para a análise das condições de trabalho no país.

  • Museu da Imigração do estado de São Paulo. Disponível em: <http://museudaimigracao.org.br/>. Acesso em: 5 jul. 2016. No site, mantido pelo Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, é possível encontrar informações sobre a imigração no mundo e no Brasil, não só no passado, mas também nos dias de hoje. É possível fazer um tour virtual pelo museu, além de obter informações sobre eventos culturais a respeito do assunto.

  • Instituto Migrações e Direitos Humanos. Disponível em: migrante.org.br/ . Acesso em: fev. 2016.O Instituto tem por objetivo dar atenção, assistência e defesa aos direitos de migrantes e refugiados, inclusive encarcerados, abrangendo migrantes internos, imigrantes, emigrantes, refugiados e brasileiros retornados. No site há notícias e publicações a respeito do tema.

  • Observatório das metrópoles. Disponível em: observatoriodasmetropoles.net . Acesso em: 5 jul. 2016. O “instituto virtual” de pesquisas Observatório das Metrópoles surgiu do projeto Avaliação da Conjuntura Social e do Desempenho das Políticas Públicas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o qual tinha como objetivo analisar as transformações do quadro de carências e desigualdades sociais nessa região metropolitana ao longo da década de 1980. Após 17 anos de construção de uma rede nacional de pesquisa, em 2009 o Observatório das Metrópoles passou a ser um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). No site estão reunidos pesquisadores, universidades e governo para estudar as metrópoles, seus problemas e possíveis soluções, disponibilizando entrevistas e publicações do grupo.

  • Blog da urbanista Raquel Rolnik. Disponível em: https://raquelrolnik.wordpress.com/2012/10/01/morre-neil-smith-grande-perda-para-os-estudos-urbanos/ . Acesso em:12 ago. 2016. Raquel Rolnik é arquiteta, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Em seu blog há diversos artigos e publicações sobre a temática do urbanismo. O link acima trata do conceito de gentrificação, criado por Neil Smith, professor da City University of New York.

  • O Eco. Disponível em: oeco.org.br . Acesso em:7 jul. 2016. O site do Jornal on-line O Eco reúne jornalistas e voluntários que escrevem sobre meio ambiente no Brasil e no mundo.

  • Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Disponível em: abrelpe.org.br/index.cfm . Acesso em: 10 fev. 2016. No site estão disponíveis informações sobre a geração e o destino de resíduos sólidos no Brasil, além de haver um panorama da limpeza urbana, pesquisas, publicações e outras informações a respeito do tema.

  • Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Disponível em: fao.org/brasil/pt/ . Acesso em: 8 jul. 2016. No site, em português, estão disponíveis informações sobre a agricultura no Brasil e no mundo, em forma de publicações, estatísticas da produção (Faostat), além de vídeos a respeito do assunto. O objetivo desse órgão das Nações Unidas é analisar a situação das produções de alimento e a erradicação da fome mundial.

  • Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA). Disponível em: http://aspta.org.br/ . Acesso em: fev. 2016. A AS-PTA é uma associação de direito civil sem fins lucrativos com o objetivo de divulgar e fortalecer a agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil. No site é possível encontrar informações a respeito de culturas, sistemas de plantio, programas desenvolvidos e publicações sobre o assunto.

  • Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: oecd.org/industry/ind . Acesso em: 20 mar. 2017. A OCDE é uma organização internacional que reúne 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado, procurando fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. No site estão disponíveis artigos e publicações, em inglês, sobre a indústria dos mais diversos setores no mundo globalizado e sobre empreendedorismo.

"RESUMO DE PARÁGRAFOS NUMERADOS"

- Numerem os parágrafos conforme o indicado pelo professor. Numere tudo, inclusive títulos e subtítulos;

- No resumo deve aparecer a numeração exatamente como a indicada no texto original;

- Títulos e subtítulos devem aparecer na integra (copiados), sem serem resumidos;

- Nenhum tipo de imagem, texto de apoio ou quadros devem ser reproduzidos;

- Os parágrafos devem ser reduzidos à aproximadamente um terço do texto original, ou seja, nem tão longo que pareça uma cópia, nem tão curto que não tenha as informações principais;

- A técnica deste resumo consiste em: escrever o que entendeu do parágrafo com as próprias palavras sem ficar olhando o texto original.

- O texto pode ser lido à vontade, contanto que na hora de registrar no caderno não olhe na apostila.

- Parágrafos longos devem ser resumidos aos poucos, utilizando os pontos finais que normalmente aparecem.

- O resumo deve ser feito preferencialmente a lápis para que possam ser feitas correções.

 

Filosofia

1 – Releitura e fichamento dos textos trabalhados em aula e leitura dos textos complementares de cada aula:

Apostila 3 - Unidade 3: Ética

Aulas 25 3 26: Introdução à Ética

Textos complementares: O que são os direitos dos animais e Ativistas resgatam cães de laboratório testes em São Roque (SP)

Aulas 27 e 28: Liberdade e conhecimento: Espinosa

Textos complementares: Vigilância abusiva na web não reduz crimes, apenas restringe a liberdade e Fragmento do filósofo Friedrich Nietzsche

3 – Revisão dos slides de aula.

4 – Indicação de filmes e documentários sobre os temas trabalhados.

Filmes:

A menina de ouro, direção: Clint Eastwood

Efeito Borboleta, direção: Eric Bress e J. Mackye Gruber.

Crash - No Limite, direção: Paul Haggis

Ponto de Mutação, direção: Bernt Amadeus Capra

Documentário:

Quem somos nós?

(Link: https://www.youtube.com/watch?v=yLZvjYuMpfc )

 

Sociologia

FILMES:

 

Inglês

Atividades com músicas e vídeos encontrados na Internet podem ser vivenciadas, além de sites e jogos online. Sendo assim sugerimos utilizar o material disponível para alunos no site Cambridge University Press que utilizamos em nossas aulas, e também:

  • Utilização do CD-Rom que compõe o material do aluno;

  • Leituras de artigos e textos em sites de notícias como CNN, por exemplo.

  • breakingnewsenglish.com

(Notícias atualizadas em inglês, com exercícios.)

  • Séries e filmes na Netflix com áudio e ou legendas em inglês.

  • Podcasts no Spotify em Inglês (curiosidades em geral) e Learn English through listening (dicas de inglês).

  • YouTube channel - Learn English with English class 101.com, Cambridge exams

  • Games for cell phone – Wordament, Duolingo

 

Biologia 1

Aulas: 8 a 10 da apostila

Assunto: Filo dos Anelídeos

- Realizar um resumo sobre o filo dos anelídeos das páginas 20 e 21 do livro texto 3 – Biologia-2º série

OBS: destacar: a classificação do filo e os sistemas orgânicos (ex: sistema digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso e a reprodução)

Assunto: Filo dos moluscos

- Realizar resumo das páginas: 29-30-31 e 32 do livro texto 3 –Biologia-2º série, sobre o filo dos moluscos

OBS: destacar as características do filo, a classificação com os principais representantes de cada classe, e também os sistemas orgânicos: sistema digestório, respiratório, circulatório, excretor e reprodução.

Aulas: 11 e 12 da apostila (Filo dos Artrópodes) Páginas: 364 a 375 da apostila.

Assunto:-Características gerais do filo dos artrópodes

Realizar um resumo das páginas 364 e 365 da apostila e complementar com a página 36 do livro texto.

Aulas 13 e 14 da apostila

Assunto: características próprias de cada grupo dos artrópodes (insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes)

OBS: é importante fixar bem as diferenças entre os grupos do filo dos artrópodes

Realizar resumo das páginas: 38-39-40-41-42-43-44-45 do livro texto 3

 

Biologia 2

  • Responder as questões do Plurall referentes as aulas já estudadas (aulas 1 a 9).

  • Responder as questões do caderno de exercícios nº 03: capítulos 11, 12 e 13.

  • Sugestão: assistir ao filme “O ÓLEO DE LORENZO”.

 

Física 1

- Resolver as tarefas sugeridas pelo material Anglo de acordo com a plataforma Plurall

- Ver os vídeos a seguir:

Eletrização por atrito:

https://www.youtube.com/watch?v=J_DqupoOBj4

Eletrização por contato:

https://www.youtube.com/watch?v=-roBc0t0PMU

Processos de eletrização:

https://www.youtube.com/watch?v=tU79DMOcHr8

https://www.youtube.com/watch?v=eXjyoLMfnvs

Campo elétrico e blindagem eletrostática:

https://www.youtube.com/watch?v=2Pbw_Ma7QRQ

https://www.youtube.com/watch?v=CLuGP1gBWWY

 

Física 2

  • Concluir todas as tarefas referentes às aulas que já foram dadas/ estudadas em sala de aula (aulas 6, 7 e 8).

  • Fazer o Trabalho solicitado para o 1º bimestre, conforme orientações enviadas para o e-mail da sala.

    • Como o trabalho também pode ser feito em dupla ou em trio, nesses casos os alunos do grupo podem discutir o tema e organizar/ antecipar tudo o que for possível, até que possam se reunir presencialmente para concluir o trabalho.

  • Fazer exercícios da seção “Rumo ao Enem” (pág. 280 - apostila 5).

  • Fazer as “Atividades Interdisciplinares” (pág. 558 a 560 - apostila 5).

  • Explorar os simuladores de atividades experimentais:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics/heat-and-thermodynamics

  • As provas de Olimpíadas Científicas foram adiadas. Portanto, quando for possível, serão anunciadas as novas datas de aplicação das provas. Mas as inscrições online estão disponíveis no site do Colégio (Pró-Ciência):

http://www.cristorei.com.br/Main/Page/PortalCristoRei/Inscricoes-olimpicas

 

Matemática 1

Revisar conceitos (caderno livro texto), revisar exercícios (caderno de aula) e resolver as tarefas (caderno de exercícios ou plataforma plural), referente às aulas 8 até 13 (preparação para o simulado).

 

Matemática 2

DÁ PARA TERMINAR A APOSTILA 5, POIS O ASSUNTO COBRADO É DE RETAS PARALELAS, COINCIDENTES E CONCORRENTES.

Fazer exercícios propostos para estas aulas e as dúvidas encontradas são possíveis de tirá-las através da plataforma Plurall.

 

Química 1

Iniciamos o ano retomando conceitos iniciais da físico-química das soluções. Assim, relembramos as unidades fundametais de expressar as relações entre soluto e solvente em uma solução (g/L, mol/L, %, ppm e ppb), bem como a densidade da solução, a qual relaciona a massa total com o volume total desse sistema.

Dessa foram, é importante relembrar os aspectos teóricos que deram origem a essas formas de concentração. Para isso, além de consultar seu material e as anotações de aula, você pode acessar

http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3721

http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3722

Além disso, pode ser interessante treinar com alguns exercícios esses cálculos de concentração. Além do seu livro de exercícios e do Plurall, segue uma lista com respostas para treinar alguns casos

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/586/fisico_quimica_concentracao_comum_molaridade_titulo_exercicios_gabarito.pdf

Em seguida, analisamos os casos de diluição e de misturas de soluções. Os elementos fundamentais para compreender esses procedimentos são os mesmos que caracterizam as soluções pelas unidades de concentração.

Além dos exercícios do seu material, segue uma lista para treinar esses conceitos

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/396/quimica_fisico_quimica_solucoes.pdf

Em seguida, um importante conceito que abrange todos os aspectos de concentração, diluição e mistura de soluções foi o da técnica de titulação de soluções. É importante retomar os aspectos teóricos das relações estequiométricas entre o titulante o e titulado e, em seguida fazer exercícios teóricos com o uso dessa técnica.

http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3722

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/849/exercicios_quimica_reacoes_inorganicas_com_gabarito.pdf

https://pt.khanacademy.org/science/chemistry/acid-base-equilibrium/titrations/v/titration-introduction

 

Química 2

As primeiras aulas de Química II foram dedicadas à continuidade de aspectos fundamentais da eletroquímica das pilhas e das eletrólises.

Nesse sentido, relembramos os elementos fundamentais de uma pilha (par de eletrodos, fio condutor e ponte salina), bem como o funcionamento de uma pilha comum.

Sobre esses elementos, veja

https://pt.khanacademy.org/science/chemistry/oxidation-reduction

e alguns exercícios adicionais sobre esse assunto

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/452/quimica_fisico_quimica_eletroquimica_exercicios.pdf

Esses elementos forma relacionados ao funcionamento de uma pilha como consequência de reações espontâneas, as quais relacionamos aos valores positivos de variação de potencial padrão de eletrodos.

Em seguida, iniciamos uma discussão sobre a ocorrência de reações eletroquímica não espontâneas, as quais designamos pelo conjunto das eletrólises. Essas reações estão relacionadas à obtenção de substâncias simples a partir de substâncias compostas as quais são atravessadas por uma corrente elétrica adequada, estando ou não dissolvidas em água, ou seja, na eletrólise aquosa e ígnea, respectivamente.

Parra relembrar esses assuntos, além de consultar seu material e anotações de aula, veja

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/407/quimica_eletroquimica_exercicios.pdf

https://pt.khanacademy.org/science/chemistry/oxidation-reduction/electrolytic-cell/v/introduction-to-electrolysis

Ainda, um artigo bastante interessante e que evidencia as diversas interfaces da corrente elétrica nos fenômenos químicos

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a08.pdf